No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
São várias as associações, clubes e modalidades a enviarem as “mais sentidas condolências” à família e amigos do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques.
A Associação de Futebol de Viseu manifestou um “profundo pesar” ao autarca viseense, onde endereçou condolências “a todos os familiares, à Câmara Municipal de Viseu e amigos”, numa “hora de profunda dor”.
Segue-se o Académico de Viseu que, na passada sexta-feira (dia 2), dedicou a vitória contra o Penafiel ao presidente Almeida Henriques, em prol da sua recuperação da Covid-19. Numa nota publicada nas redes sociais, o clube e respetiva SAD apresenta “as mais sentidas condolências” à família e ao executivo do município de Viseu.
Também o Clube Desportivo de Tondela não deixou de publicar umas palavras pelo presidente de Viseu: “neste momento de dor e consternação, o CD Tondela endereça à família enlutada, aos amigos e à CMV as mais sentidas condolências”.
“É com enorme tristeza e consternação que a família do Lusitano Futebol Clube” recebeu a notícia da morte do autarca viseense.
“Em nome de todos os sócios, atletas, treinadores, patrocinadores e demais membros da família lusitanista, a direção do Lusitano Futebol Clube vem por este meio endereçar as mais sentidas e sinceras condolências a toda a família, ao executivo do Município, aos amigos e a todos os viseenses por esta enorme perda”, pode ler-se na nota do clube publicada igualmente nas redes sociais.
O Viseu 2001 publicou igualmente o seu “profundo pesar pela morte do Dr. Almeida Henriques”: “ à família enlutada e ao executivo do Município endereçamos as mais sentidas condolências”.
É “com enorme tristeza” que a Casa Futebol Clube do Porto de Viseu apresentou sentidas condolências a todas as pessoas próximas do presidente da capital do Distrito de Viseu.
O Núcleo Sporting Clube de Portugal de Viseu deixou igualmente uma mensagem de “profundo pesar”. “À sua família, aos amigos e ao município endereçamos as mais sentidas condolências”, pode ler-se na página do Facebook do núcleo.
O Ferreira de Aves seguiu as mesmas palavras: “Em nome de todos os sócios, atletas, treinadores, patrocinadores e demais membros do Ferreira de Aves, a direção do Clube Recreativo de Ferreira de Aves vem por este meio endereçar as mais sentidas e sinceras condolências a toda a família, ao executivo do Município, aos amigos e a todos os viseenses por esta enorme perda”.
E surge outra modalidade. A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu apresentou “sentidas condolências aos familiares e amigos” do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques.
“Será sempre recordado por esta Associação pela divulgação e apoio dado á modalidade”, pode ler-se nas redes sociais da Associação de Ténis de Mesa.
Na natação, o Académico de Viseu começa por escrever nas redes sociais: “dia muito triste”. “Desaparecimento de um amigo, um amigo da Secção de Natação do Académico de Viseu, desde sempre, e um orgulhoso Viseense”, referiu o clube, adiantando “uma palavra de pesar e coragem à sua família, em especial aos seus três filhos, por quem tanto carinho nutria e fazia questão de dizer”.
A representar o desporto sobre duas rodas da região, a Associação de Ciclismo da Beira Alta também deixou um voto de profundo pesar “pela perda irreparável”. “Infelizmente, hoje, o ciclismo perdeu um amigo”, concluiu.
Na mesma modalidade, a Federação Portuguesa de Ciclismo diz que o presidente dos viseenses “teve sempre uma ligação de proximidade com o ciclismo, cedo percebendo o enorme potencial da modalidade para a dinamização e divulgação do território”, sendo “um excelente anfitrião de etapas da Volta a Portugal e do GP Jornal de Notícias, além de um dos grandes impulsionadores do GP do Dão”.
Não esquece também a família de Almeida Henriques: “A Federação Portuguesa de Ciclismo envia as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de António Almeida Henriques, assim como ao Município de Viseu e a todos os viseenses”.
O atleta paralímpico em cadeira de rodas, Mário Trindade, admite o “prazer que tinha de lhe ir mostrar as minhas conquistas, conquistas essas que tanto me ajudou a alcançar”. Recorda ainda as últimas palavras de empatia do presidente: “Não é o Mário que nos tem que agradecer, somos nós que temos que lhe agradecer a si”.
O atleta Mário Trindade também apresentou “os mais profundos sentimentos a toda a família”.
Almeida Henriques faleceu esta manhã de domingo (4 de abril), vítima de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19. O presidente da Câmara de Viseu estava internado há 29 dias no Hospital de São Teotónio.
O autarca estava nos cuidados intensivos desde 10 de março. Tinha 59 anos.