Incêndio em Arouca
Incêndio em Trancoso
Forest Fire in Fornos de Algodres
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou

Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou

pub
 Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou - Jornal do Centro
09.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou - Jornal do Centro
09.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou - Jornal do Centro

Nos últimos dias multiplicaram-se as homenagens a Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu que morreu no domingo de Páscoa, vítima da Covid-19. Da sociedade civil aos vários quadrantes partidários, houve unanimidade em destacar o autarca como “um defensor da região”. A expressão “cidade-região” fica para sempre ligada a Almeida Henriques que a começou a usar logo no seu primeiro programa eleitoral.

Outra expressão que caracterizava o seu discurso era a “cidade inteligente” em que queria transformar Viseu. Neste último mandato avançou com a implementação do MUV e tinha o sonho de ver implementado todo o sistema que iria controlar os transportes públicos, o transporte a pedido e o estacionamento. Tudo “na palma da mão”, como dizia.
Ainda na memória está também a expressão “mix de sensações”, uma fórmula que o autarca gostava de usar para descrever os eventos programados, desde o Festival Literário ou a Feira de S. Mateus.

A vida e a obra do autarca de Viseu foi relatada por amigos, familiares, apoiantes e adversários. Desde o seu lado “ferrenho” pelo FC Porto ao orgulho nos bolos da filha. Da convicção em defender a duplicação do IP3 e ter comboio em Viseu à vontade de ver construída a nova barragem de Fagilde.
Almeida Henriques faleceu a 4 de abril. Tinha 59 anos, estava internado no Hospital de Viseu há 29 dias. A chegar ao fim do segundo mandato, o autarca, cuja carreira política sempre foi feita dentro do PSD, tinha o “sonho” de Viseu ser uma marca nacional e internacional.

Advogado de profissão, desde cedo abraçou a vida política sempre ligado ao PSD. Foi deputado na Assembleia da República entre 2002 e 2011, altura em que foi nomeado secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, no governo de Passos Coelho.
Foi vice-presidente do grupo parlamentar na Legislatura entre 2009 e 2011.
Exerceu o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Viseu e da Assembleia Geral da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Na vida empresarial e associativa, esteve à frente de várias empresas e associações culturais. Foi presidente do Conselho Empresarial do Centro e da Associação Industrial da Região de Viseu e vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa
Em 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial.

pub
 Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Almeida Henriques e as expressões/marca que deixou - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar