No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) criou uma mini-horta sustentável dentro do estabelecimento de ensino. A instalação foi feita no âmbito do projeto Eco-Escolas e a horta conta com morangueiros, alfaces e plantas aromáticas como salsa, tomilho e manjericão.
A ESSV fala de uma oportunidade para “promover a educação ambiental e o consumo responsável”, enquanto a comunidade escolar desfruta “dos benefícios de alimentos frescos e saudáveis” criados naquele espaço verde criado na escola.
A comunidade académica é convidada a cuidar e colher as espécies de modo a poder consumir os produtos da mini-horta.
“Este é um excelente exemplo e meio de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e sustentável”, sublinha a escola, dando como exemplo as plantas aromáticas que “não só acrescentam sabor às nossas refeições, como também promovem a biodiversidade e a saúde do ecossistema local”.
Com a mini-horta, o objetivo é reforçar o compromisso da ESSV com a sustentabilidade e a proteção do ambiente através da agricultura urbana. Desta forma, acrescenta a escola do Instituto Politécnico, “estamos a reduzir a nossa pegada ecológica, promovendo a biodiversidade e incentivando práticas de consumo responsável”.