No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões organiza mais uma edição do projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”, que regressa às escolas da região pelo segundo ano consecutivo.
O objetivo é “ensinar os alunos a gerir melhor o seu dinheiro”, explica a CIM, que organiza o projeto em parceria com a Fundação António Cupertino de Miranda.
O programa quer chegar a mais de 3.200 alunos do 3.º ao 6.º ano num total de 180 turmas da região.
O “No Poupar Está o Ganho” visa “transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que tenham consciência da importância do dinheiro e adquiram competências que lhes permitam assumir comportamentos financeiros responsáveis, em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro”, realça a entidade intermunicipal.
O programa inclui várias atividades em sala de aula, além de vídeos, exercícios, jogos, desafios e uma visita online ao Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.
O plano inclui ainda formação para professores e interlocutores para pô-los a aprender sobre os conceitos de literacia financeira que deverão abordar nas salas de aula ao longo do projeto, “acompanhando a disponibilidade e ritmo de aprendizagem das suas turmas”.
As ações de formação arrancaram no passado mês de dezembro e incluem sessões dedicadas a temáticas como “Sistemas e Produtos Financeiros”, “Poupança”, “Direitos e Deveres” e “Ética”.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, realça que o projeto pretende dar às crianças “ferramentas que vão ser importantes na sua vida quotidiana e na do seu agregado familiar”.
“Esta iniciativa de literacia financeira deixa os alunos e, em consequência, as suas famílias mais bem preparados para a gestão diária do seu orçamento familiar”, conclui.