No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os alunos do terceiro ano das escolas de Carregal do Sal criaram hortas escolares. A iniciativa “Bem Crescer” surgiu nas aulas da Atividade de Enriquecimento Curricular com o objetivo de proporcionar “uma aprendizagem sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da agricultura sustentável e os cuidados diários que uma horta exige, aliando a criatividade ao cuidado com a natureza”.
Nas hortas os alunos vão assumir o papel de agricultores, cultivar alfaces ou ervas aromáticas e ficam responsáveis por regar as plantas todos os dias, no período escolar, “garantindo que as hortas continuem a crescer saudáveis e cheias de vida”.
“Os pequenos agricultores aceitaram o desafio, tendo-se envolvido com entusiasmo em todas as etapas associadas à agricultura, isto é, desde a preparação do solo até à plantação”, disse a autarquia em comunicado.
Nas escolas Básica Aristides de Sousa Mendes e Básica Nuno Álvares foram criadas duas hortas coloridas. “Pneus reutilizados, que os próprios ajudaram a pintar com cores alegres, são agora o berço das hortícolas que as suas pequenas mãos plantaram, nomeadamente: tomates cherry, alfaces e algumas ervas aromáticas”, descreveu.
O município sublinhou ainda que esta iniciativa, “demonstrou que é possível aprender de forma prática e divertida, promovendo o contacto e respeito com a natureza, o trabalho em equipa e a valorização do ambiente”.