Serviço Cardiologia ULS Viseu Dão Lafões
FICA Nelas Jornal do Centro
poeiras
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

16.06.25

Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…

16.06.25

No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…

12.06.25
josé antonio santos lamego ps
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
WhatsApp Image 2025-06-09 at 170550 2
praia trabulo sátão 2 web
Companhia Portugueza do Chocolate Prémios AHRESP
Home » Notícias » Diário » Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões

Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões

Projeto "Eco Rain", desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes da Escola Secundária Tomaz Ribeiro, foi o vencedor da 13.ª edição do concurso Wanted - Escolas Empreendedoras

 Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões - Jornal do Centro
26.05.25
fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
partilhar
 Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões - Jornal do Centro
26.05.25
Fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
pub
 Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões - Jornal do Centro

O projeto “Eco Rain”, desenvolvido pelos alunos Guilherme Figueiredo e Renato Fernandes da Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), foi o vencedor da 13.ª edição do concurso Wanted – Escolas Empreendedoras, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

A final decorreu na última sexta-feira (23 de maio), no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), e marcou a conclusão de mais uma edição do programa que pretende estimular o espírito empreendedor e a criatividade nos jovens da região.

Os vencedores do concurso receberam como prémio uma missão de empreendedorismo de quatro dias em Dublin (Irlanda), onde os alunos vão ter a oportunidade de conhecer ecossistemas de inovação, projetos de base tecnológica e boas práticas de empreendedorismo jovem.

Em segundo lugar ficou o projeto “Water Shield” desenvolvido pelos alunos Victor Borges e Paulo Ferraz da Escola Secundária de Nelas, que vão agora passar três dias noutra missão em Barcelona (Espanha).

O terceiro lugar foi atribuído ao projeto “Smart Bump” de Rodrigo Almeida, Gonçalo Barreiros e Danyil Korolchuk, da Escola Secundária de Penalva do Castelo. Os estudantes receberam como prémio uma missão de empreendedorismo de três dias em Madrid (Espanha).

Nesta final foram apresentadas 12 ideias empreendedoras de alunos da região Viseu Dão Lafões. Os projetos foram desenvolvidos com a ajuda das escolas e dos professores. Para chegarem à final, as ideias passaram por várias fases de competição que começaram no início deste ano.

Os autores dos projetos apurados para a final – um total de 30 alunos, divididos por 12 equipas, apoiados por oito professores – reuniram-se depois em Viseu num evento colaborativo que incluiu ações de mentoria, com a função de acelerarem as suas ideias.

As ideias finalistas foram “Good2Eat” e “Laços de Vida” de Aguiar da Beira, “Passadeira Inteligente” e “Sol Radiante” de Castro Daire, “FireSTOP” e “Water Shield” de Nelas, “Smart Bump” de Penalva do Castelo, “Mais Amor, Menor Dor”, “Saúde2525” e “SeniorCare” de Santa Comba Dão, “United by Games” de São Pedro do Sul e “Eco Rain” de Tondela.

Também este ano, pela primeira vez, o Wanted incluiu uma iniciativa dedicada aos professores, o bootcamp “Mente Sã, Professores Sãos”, focado na promoção da saúde mental e do bem-estar emocional no ambiente escolar.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, sublinha que o Wanted “continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial de estímulo à criatividade e ao espírito de iniciativa dos nossos jovens”.

“É uma aposta na geração futura e no potencial transformador do conhecimento e da inovação, que fazemos questão de promover todos os anos e que gera grande adesão e entusiasmo por parte dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa”, acrescenta.

pub
 Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Alunos de Tondela vencem concurso de empreendedorismo de Viseu Dão Lafões - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar