Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » V.N. Paiva » Alunos de Vila Nova de Paiva vão ter refeições saudáveis nas escolas

Alunos de Vila Nova de Paiva vão ter refeições saudáveis nas escolas

 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
29.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
29.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub

A Câmara de Vila Nova de Paiva apresentou o projeto Paiva.come, que visa promover hábitos de alimentação saudável nas escolas do concelho.

O projeto, que já arrancou no último ano letivo, também visa melhorar a oferta das refeições escolares fornecidas aos alunos e assegurar uma melhor qualidade das mesmas.

Em comunicado, a Câmara sublinha que “educar para a saúde implica ensinar novos hábitos e alterar outros já adquiridos, tornando-se mais fácil implementar e promover esses hábitos o mais cedo possível”.

Por isso, o Paiva.come quer ser um “instrumento de colaboração na realização de aprendizagens e na promoção de estilos de vida mais saudáveis, com vista a melhorar hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento e o rendimento escolar, bem como o desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida”, envolvendo alunos, pais, encarregados de educação, professores, não-docentes e a comunidade local.

As atividades contam com a supervisão da nutricionista Mónica Magno e abrangem sessões temáticas, workshops e ações de sensibilização.

Uma das principais missões passa por melhorar a preparação e apresentação das ementas servidas nas cantinas das escolas e promover a qualidade das refeições feitas a partir de produtos locais.

Os alunos são acompanhados pela nutricionista de serviço durante as refeições, falando-lhes sobre “a importância de determinados alimentos, como confecioná-los, como consumi-los” e incentivando ao consumo da refeição completa, sublinha o município de Vila Nova de Paiva.

O projeto inclui ainda sessões de avaliação nutricional a alunos com problemas de obesidade ou distúrbios alimentares. As avaliações são feitas a pedido dos professores ou educadores e com o consentimento dos encarregados de educação.

O Paiva.come promove também workshops com a participação de crianças, jovens e famílias onde se explora a culinária e o saber e fazer dos alimentos. A Câmara quer também incentivar à produção de alfaces, ervas aromáticas e outras verduras no Parque Botânico Arbutus do Demo.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar