No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Dezoito alunos e quatro docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) vão dinamizar 53 aulas sobre poupança e literacia financeira em 26 escolas básicas e secundárias, abrangendo mais de 3500 alunos de 17 localidades. A iniciativa acontece esta sexta-feira, Dia Mundial da Poupança.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação e marca simbolicamente uma nova abordagem ao ensino da literacia financeira e do empreendedorismo, que passa a ter caráter obrigatório em todo o ensino básico e secundário. O modelo envolve a colaboração entre alunos do ensino superior e docentes, que ao longo do ano letivo irão desenvolver sessões práticas e interativas sobre o tema junto de turmas do 1.º ao 12.º ano.
A ESTGV, com quase duas décadas de experiência na promoção da literacia financeira, foi uma das instituições de ensino superior que respondeu ao desafio, envolvendo os seus estudantes dos cursos de Gestão de Empresas e Contabilidade. A escola criou uma bolsa de 18 estudantes que passarão a colaborar regularmente com as escolas do ensino básico e secundário, apoiando os professores na dinamização de conteúdos de educação financeira e empreendedorismo.
No Dia Mundial da Poupança, os alunos e docentes da ESTGV estarão no terreno para partilhar conhecimentos sobre poupança, consumo responsável e planeamento financeiro, reforçando a importância da educação financeira desde as idades mais jovens.