feira de são mateus 2025
obras ip5 mundão viseu 03 2025 web
remy vita tondela
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25
michael batista psd penalva web
leandro macedo
antónio martins psd spsul web
Livros natureza
praia-fluvial-folgosajpg
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
Home » Notícias » Colunistas » Amamentar: um investimento com futuro!

Amamentar: um investimento com futuro!

 Amamentar: um investimento com futuro! - Jornal do Centro
08.08.25
partilhar
 Amamentar: um investimento com futuro! - Jornal do Centro

por
Jessica Cardoso

Todos os anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, celebra-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, uma iniciativa promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) com o objetivo de sensibilizar para a importância vital do aleitamento materno, quer para o desenvolvimento saudável dos bebés quer para a saúde das mães.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, é celebrada desde 1992 com temas anuais que incluem sistemas de saúde, trabalho, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Este ano o foco é o meio ambiente e as mudanças climáticas com o slogan: “Priorizar a amamentação: criar sistemas de apoio sustentáveis”. A campanha destaca a importância do facto do leite materno ser produzido e entregue sem poluição, embalagens ou resíduos, sendo a melhor solução a nível de sustentabilidade e proteção do planeta. Destaca ainda que o leite materno é um alimento natural, renovável e ambientalmente seguro. Assim, ao priorizar e apoiar o aleitamento materno, consegue-se também reduzir o crescente impacto climático das cadeias de produção de leite artificial.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF defendem que o aleitamento materno deve ser exclusivo até aos 6 meses de vida da criança. Em Portugal, não há total conhecimento sobre a prevalência e duração do aleitamento materno, no entanto a informação disponível estimou que em 2023 cerca de 21% das mulheres mantiveram o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses. Segundo a OMS a nível mundial cerca de 48% das mulheres amamentam exclusivamente aos 6 meses. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável pretende que até 2030 a taxa de aleitamento materno exclusivo seja de 50% e, para isso, a Comissão Nacional para a Promoção do Aleitamento Materno tem trabalhado de diversas formas para incentivar esta prática.

Mas afinal que importância tem o aleitamento materno? O leite materno é um alimento vivo e completo com a composição perfeita de nutrientes, anticorpos e amor, necessárias para um desenvolvimento físico e emocional saudáveis. Reduz drasticamente o risco de a criança desenvolver doenças respiratórias, gastrointestinais e infeciosas, além de contribuir para a prevenção da obesidade infantil. Para as mães, amamentar também traz benefícios, como a diminuição do risco de cancro da mama e do ovário, além de contribuir para uma melhor recuperação pós-parto.

Embora a maioria das mães inicie a amamentação logo após o parto, apenas uma parte consegue manter o aleitamento exclusivo até aos seis meses. A falta de conhecimento sobre o gozo de licenças parentais, a fraca rede de apoio e a pressão que a industria do leite artificial constrói, criam dificuldades às mães. Além disso, mitos como “o meu leite é fraco” ou “o bebé chora porque tem fome” leva muitas mães a questionar-se sobre a sua capacidade de alimentar a criança. A desinformação aliada ao stress e cansaço, natural do período pós-parto, fazem com que as mães desistam de uma das tarefas mais desafiadoras das suas vidas.

Falar de amamentação é falar de sustentabilidade e essa deve ser abordada desde a idade escolar, saber desde cedo da importância da amamentação irá contribuir para que a mulher escolha naturalmente essa prática. Por isso, deve trabalhar-se a sociedade no sentido de promover o aleitamento materno, empoderar as mulheres e encorajá-las para a amamentação desde cedo, contribuindo assim para que as gerações futuras sejam mais sustentáveis e consequentemente mais saudáveis. 

O aleitamento materno não é apenas um ato de amor, é um direito humano, uma estratégia de saúde pública e um investimento num futuro sustentável e duradouro.

Jessica Cardoso, enfermeira, estudante do CMEC na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, da ESSV, em colaboração com a UCC Viseense

 Amamentar: um investimento com futuro! - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Amamentar: um investimento com futuro! - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar