No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Começamos por abordar a série D, do Campeonato de Portugal. O Lusitano de Vildemoinhos foi a primeira das três equipas a “fechar contas” para o futuro na competição. Os trambelhos desceram à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, depois de perderem o encontro com o Beira-Mar, por 2-1.
Oito anos depois, a equipa comandada por Paulo Meneses, deixa o Campeonato de Portugal. Relembrar que esta foi uma época que ficou marcada pela mudança de treinador. Rogério Sousa deixou o comando técnico do Lusitano, depois de cinco épocas a liderar a turma de Vildemoinhos. Para o substituir, chegou Paulo Meneses, que se mantém atualmente no cargo de treinador.
O Lusitano vai disputar a última jornada desta época frente ao Espinho, que ainda está na luta pela manutenção, estando neste momento com 28 pontos, os mesmos que o Beira-Mar.
Em antevisão ao jogo, o treinador dos trambelos assume que o objetivo para o encontro é ficar “à frente do Águeda na classificação”.
Paulo Meneses elogia a atitude do plantel, mesmo depois de não conseguirem o objetivo da manutenção. “Este grupo tem sido muito empenhado e focado, mesmo depois de ficarmos longe do objetivo principal, que era a manutenção”, conta.
O Lusitano de Vildemoinhos vai defrontar o Espinho na última jornada do Campeonato de Portugal, que está agendada para este sábado (10 abril) às 17h30, no Estádio Marques da Silva, em Ovar.
Ainda na série D, mais feliz foi o Castro Daire. O grupo comandado por Vasco Almeida, que assegurou a manutenção depois de vencer a penúltima jornada frente ao Lusitano de Vildemoinhos, por 0-3.
Com esta vitória, os castrenses passam a somar 32 pontos, que valem a sétima posição. A equipa de Vasco Almeida vai para a terceira época consecutiva no Campeonato de Portugal.
Caso vença a última jornada e, caso os resultados dos seus adversários diretos sejam favoráveis, neste caso do Valadares de Gaia e da Sanjoanense, os castrenses têm ainda hipótese de alcançar um lugar que dê acesso ao playoff de subida à Terceira Liga.
Amanhã, o Castro Daire recebe o Anadia, num jogo onde, Vasco Almeida, admite que vai ser “mais descontraído”, embora “seja um jogo com a melhor equipa do campeonato, que está em primeiro”. O Anadia, que é o adversário, é o líder e campeão da série, e soma 44 pontos.
A partida está agendada para as 17h30 de amanhã (10 abril).
Menos feliz foi o Mortágua, que tal como o Lusitano de Vildemoinhos não assegurou a manutenção, depois de perder, por 0-2, na receção ao Marinhense, a partida referente à jornada 21 da série E do Campeonato de Portugal.
À semelhança dos trambelhos, também o Mortágua sofreu alterações no comando técnico. Paulo Machado deixou o lugar de treinador, depois de quase três épocas à frente da equipa. Rui Gomes ocupou a liderança do Mortágua e soma já seis jogos como técnico.
Na última jornada da época, o Mortágua vai jogar fora de portas frente ao Vitória de Sernache.
Em antevisão ao encontro, Rui Gomes garante que vão lutar pela vitória apesar das contas estarem fechadas, contra um adversário que “está na luta para se salvar”.
O técnico assume que uma vitória é importante para todos os que estão envolvidos com o clube, “equipa técnica, plantel, estrutura diretiva e sócios”.
O encontro está marcado para amanhã (10 abril), às 12h45, no Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira.