Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Centro Cultural de Carregal do Sal vai acolher uma apresentação da peça AmarAmália 2020, levada a cena pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
A performance de dança é uma homenagem à fadista Amália Rodrigues, que se destacou por tornar o fado um símbolo da cultura portuguesa reconhecido mundialmente.
O espetáculo inicia-se com uma “projeção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas”, e oferece ao público uma interpretação visual e coreográfica das emoções e temas profundos presentes no fado. Segundo o programa, “o seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa – na sua penumbra habitada -, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome”.
A narrativa coreográfica explora “as flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade”, e reflete a complexidade emocional da música de Amália.
Além da dança, o espetáculo incorpora elementos teatrais que acompanham “o espírito de cada um dos poemas escolhidos”, fundindo-se com a voz da fadista e as suas “múltiplas interpretações”.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo descreve o evento como uma “homenagem sincera a essa extraordinária e inesquecível Artista [Amália] que tornou o fado universal e orgulho do nosso povo”.