exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Lifestyle » Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo

Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo

pub
 Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo - Jornal do Centro
22.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo - Jornal do Centro
22.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo - Jornal do Centro

O Museu do Caramulo incluiu na sua coleção permanente um Volkswagen Kombi de 1975 que chegou a circular na base militar das Lajes, nos Açores.

O anúncio foi feito esta segunda-feira (22 de novembro) pelo museu do concelho de Tondela.

O Kombi foi o segundo modelo produzido pela Volkswagen depois do carocha. Segundo o Museu do Caramulo, o carro produzido no formato de pão de forma pertence à segunda geração do modelo lançado em 1950 e que foi produzido entre 1967 e 1979.

“É seguramente o veículo comercial que mais tempo esteve em produção nas suas múltiplas configurações, tendo as últimas 1.200 unidades a nível mundial sido produzidas recentemente no Brasil, no ano de 2013, pondo fim a um ciclo de 63 anos de história”, pode ler-se no comunicado.

Com um motor traseiro refrigerado a ar e uma capacidade de carga standard de 960 quilos, chegando aos 1.000 quilos de capacidade quando retirados os bancos traseiros, o Kombi “cumpria o seu desígnio de veículo capaz de desempenhar múltiplas funções, neste caso, o de ambulância”, acrescenta o museu.

O Kombi foi adquirido em 1975 pela seguradora A Mundial (posteriormente Mundial Confiança) “no âmbito da apólice do seguro de acidentes de trabalho dos cerca de dois mil trabalhadores civis ao serviço da Base Militar Americana das Lajes, e tinha como função assegurar um eventual serviço de evacuação de feridos naquela unidade militar”.

“A aquisição deste veículo deveu-se à insistência de vários colaboradores do Posto de Socorros da Base, uma vez que na época, o concelho da Praia da Vitória não estava equipado com ambulâncias, em nenhum dos seus sectores de apoio a vítimas, Saúde, Bombeiros nem Proteção Civil”, é contado.

A ambulância foi transferência em janeiro de 2003, por força do encerramento do Posto de Socorros da Base, sido transferida para o espólio da Fidelidade, que cedeu o carro ao Museu do Caramulo.

pub
 Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar