No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Já arrancou a 31ª edição da Feira do Vinho do Dão, em Nelas. A iniciativa, que reúne 45 produtores da região, acontece até domingo (4 de setembro). A programação musical está esta noite a cargo de Ana Bacalhau, que sobe ao palco às 22h00.
O teatro também marca presença nesta primeira noite, com o Teatro de Rua e Arte Circense, do Teatro Hábitos, às 20h00. Além dos vinhos e da vertente cultural, no recinto os visitantes têm ainda a Praça da Alimentação e dezenas de stands com diferentes produtos endógenos, artesanato ou maquinaria e equipamentos destinados ao setor vitivinícola. Do programa fazem ainda parte showcooking, workshops ou eventos desportivos. Para amanhã, está agendado um torneio de ténis e o VII Encontro Internacional de Futebol Veterano.
As expectativas são, por isso, “altas”, como destacou Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas. “A expectativa é sempre alta. Estamos a falar do evento mais emblemática de um produto endógeno de excelência da nossa região, que se realiza em Nelas”, disse, sublinhando ainda que este é “um evento com projeção e marca perfeitamente definida num contexto regional e nacional”.
Este ano, a feira superou o número de produtores presentes, relativamente à última edição presencial. O objetivo, frisou Joaquim Amaral, é “continuar a aumentar”. O autarca lembrou ainda a importância do regresso ao formato presencial, depois de dois anos com a feira a realizar-se à distância (através de compra online). “É muito importante este reencontro presencial. As pessoas têm vontade de regressar a esta versão e necessitamos e queremos isso. Aguardamos uma resposta muito forte de afluência do público de diversos locais”, frisou.