A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
A Anta da Arca vai ser objeto de um maior estudo arqueológico, anunciou o presidente da Câmara de Oliveira de Frades que inaugura na próxima sexta-feira o Centro Interpretativo dedicado a este monumento megalítico.
“A Anta ainda está pouco investigada. Vamos avançar, juntamente com a academia, com mais estudos. Depois, queremos que o conhecimento que resultar daí seja apresentado neste novo espaço”, disse João Valério.
O autarca explicou que o Centro Interpretativo resulta da requalificação de uma antiga casa de povo que estava abandonada e que fica a cerca de 50 metros da Anta da Arca. “Queremos que este seja um polo de conhecimento”, acrescentou. Datada do período Calcolítico, a anta foi classificada como Monumento Nacional em 1910.
Ao lado do Centro Interpretativo da Anta da Arca vai também passar a funcionar o Espaço do Cidadão, onde as pessoas possam tratar de vários procedimentos, desde o pagamento de contas a renovação de documentos.
“Estamos a falar de uma zona que fica distante da sede do concelho, ali encravada entre Tondela e Vouzela, e este espaço vai ser uma mais valia para a freguesia de Arcas e Varzielas. Vai dar resposta às necessidades desta população”, salientou João Valério.
Além do Centro Interpretativo e do Espaço do Cidadão, foi também criado naquela zona um parque infantil. “Ficamos com um espaço para ser usufruido por todos, além de ser um local para divulgar e promover o património local”, concluiu o autarca.