hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
ipv-politecnico
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência

Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência

pub
 Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência - Jornal do Centro
25.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência - Jornal do Centro
25.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência - Jornal do Centro

As antigas escolas primárias de Almacinha e do Freixo, no concelho de Mortágua, estão a ser recuperadas e requalificadas para darem lugar a casas habitacionais. As obras, com um investimento de 254 mil euros, estão integradas na Estratégia Local de Habitação do município.

A Câmara refere que o objetivo é fazer das antigas escolas espaços de habitação temporária para responder a situações de risco e emergência, “tendo em vista a sua inclusão social, proteção e autonomização”.

“É um investimento com relevância social, que vai permitir acolher pessoas e famílias que estejam numa situação de emergência, e que precisam de uma resposta imediata e por um tempo determinado até se conseguir uma solução definitiva”, explica o presidente da Câmara, Ricardo Pardal.

A reconversão dos dois edifícios, que deverá ficar concluída no espaço de um ano, resulta de candidaturas submetidas pela Câmara à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. As intervenções são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Mas este é apenas um dos investimentos que a autarquia quer avançar na área da habitação. Um deles é a requalificação e ampliação da antiga escola primária e cantina de Mortágua, cujo estudo prévio foi aprovado pelo Instituto de Habitação e Reabitação Urbana.

Este projeto prevê a criação de 10 apartamentos, dos quais 8 T2 e 2 T1, representando um investimento de 1,1 milhões de euros, com a conclusão prevista para 2026.

A autarquia também quer investir 3,5 milhões de euros na compra e reabilitação de terrenos e imóveis, no âmbito da criação do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis e com financiamento através do PRR.

Ainda na área da habitação, a Câmara prevê avançar com intervenções em várias freguesias do concelho com o objetivo de “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em situações habitacionais indignas (precariedade, insalubridade, insegurança, sobrelotação, entre outras) e que não dispõem de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional condigna”.

“Com este investimento, pretende o Município disponibilizar habitação em regime de arrendamento acessível apoiando as famílias na sua fixação em Mortágua”, realça a Câmara em comunicado.

pub
 Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Antigas escolas em Mortágua passam a ser habitações de emergência - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar