No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Diocese de Lamego inaugurou recentemente a Casa Presbiteral D. António Francisco dos Santos, que fica agora numa ala do Seminário Maior.
O novo espaço foi dedicado ao nome do antigo bispo natural do concelho de Cinfães, que morreu em 2017, aos 69 anos, enquanto exercia o cargo de bispo do Porto.
A Diocese de Lamego requalificou a ala do seu Seminário para acolher a casa presbiteral, uma obra que teve início em janeiro do ano passado. “Ao longo de mais de seis décadas, foi e é a casa de onde muitos jovens sacerdotes partiram e partem para exercer o seu ministério sacerdotal”, frisa em comunicado.
Agora, a diocese liderada pelo bispo D. António Couto quer que a nova casa presbiteral “seja o lugar do regresso de quem se entregou e se gastou ao serviço da Igreja, para aqui encontre o acolhimento merecido”.
A casa presbiteral tornou-se uma exigência “para um novo olhar sobre o viver do clero: proteção e acolhimento, para que, os sacerdotes libertos das preocupações presentes e futuras, possam entregar-se à missão evangelizadora e pastoral”.
D. António Francisco dos Santos era natural de Tendais, no concelho de Cinfães, e frequentou os seminários da Diocese de Lamego, tendo depois feito uma carreira eclesiástica com passagens por Aveiro e Porto, onde foi bispo, tendo deixado um “rasto inesquecível de personalidade, trabalho, conhecimento, sabedoria, disponibilidade, bondade e quase santidade”, recorda a Diocese.