No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os apicultores do concelho de Tondela vão receber 550 armadilhas para capturar a vespa asiática para proteger a produção e as populações. A Câmara fez uma entrega simbólica dos equipamentos esta segunda-feira (27 de maio), dando 15 armadilhas a dois apicultores, um com mais de 400 colmeias e o outro com 200.
Além deste material, os produtores de mel receberam 25 quilos de açúcar e um quilo de fermento, doces que são atrativos para as vespas e que terão de ser colocados nas armadilhas.
Todos estes bens serão oferecidos aos apicultores com mais de 100 colmeias. Quem tem menos de 100 receberá o atrativo já pronto a utilizar e 10 armadilhas. Já os produtores com menos de 20 terão acesso também ao preparado e a cinco armadilhas.
No total, o município entregará 550 armadilhas, 400 quilos de açúcar e 20 quilos de fermento. Este material está disponível para levantamento nas manhãs de terça-feira no Estaleiro Municipal.
A oferta deste equipamento está integrada no projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina” da CIM Viseu Dão Lafões.
A vespa velutina está dispersa por todo o concelho de Tondela.