No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu vai coordenar o programa Incorpora na região Centro do país. O projeto da Fundação La Caixa promove a integração de pessoas em situação ou risco de exclusão social na sociedade e no mercado de trabalho.
A APPACDM de Viseu assinou recentemente o convénio que garante a coordenação do grupo territorial da zona Centro da Rede Incorpora Portugal, incluindo os distritos de Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém. Isto depois de ter entregue uma candidatura no final do ano passado.
A instituição já colabora com o programa desde 2019, ano em que abriu o seu Centro Incorpora. Entre as pessoas abrangidas pelo Incorpora estão ex-reclusos, vítimas de violência doméstica, desempregados de longa duração, cidadãos com deficiências ou incapacidades, imigrantes, minorias étnicas ou refugiados.
O presidente da APPACDM, Pedro Baila Antunes, não escondeu o regozijo com o anúncio. “Este é mais um grande desafio e uma responsabilidade que consolida a intervenção social inclusiva da APPACDM na comunidade. Além daquela que continuará a ser sempre a nossa matriz, o apoio a pessoas com deficiência, nos últimos anos tem-se verificado um alargamento da nossa ação a outras pessoas socialmente vulneráveis. No total, anualmente, já apoiamos mais de 1 200 pessoas”, disse.
Já Nuno Paixão, técnico da APPACDM e o novo coordenador da zona Centro do Incorpora, salientou que a instituição tem registado “excelentes indicadores, incluindo números muito expressivos de inserções laborais, acompanhamento de beneficiários e entidades empregadoras angariadas e fidelizadas”.
Neste programa, os técnicos identificam e visitam empresas e outras instituições que estejam com necessidades de contratação e que queiram potenciar as suas políticas de responsabilidade social corporativa. Ao mesmo tempo, os técnicos prestam apoio personalizado aos utentes, acompanhando-os antes e durante o processo de inserção no mercado de trabalho.
A formação profissional tem sido uma das apostas da APPACDM para ajudar os seus utentes, sendo que a instituição leciona diversos cursos de formação inicial e contínua dirigidos a pessoas com deficiência e incapacidade, além de pessoas em risco de exclusão social.
Paralelamente aos cursos na sede em Repeses, a APPACDM arrancou em 2023 com uma formação em Penalva de Castelo. Este mês de março, começam os cursos nos concelhos de Mangualde e Nelas.
Além do Centro Incorpora, também o Centro de Recursos da APPACDM de Viseu também apoia anualmente centenas de pessoas com deficiência e incapacidades inscritas nos centros de emprego do IEFP, apoiando-as nas áreas da avaliação e orientação para a qualificação e emprego, apoio à colocação e acompanhamento pós-colocação nas entidades empregadoras.