No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O projeto “Shakespeare is whaaat?” da companhia de teatro viseense ArDemente vai entrar na fase final, com a realização da residência artística “Call Me Shakes”.
Até 26 de novembro, os quatro intérpretes da companhia – Emanuel Santos, Gabriel Gomes, Roberto Terra e Vítor Freitas – irão debruçar-se sobre o universo de Shakespeare explorando a transgressão de género presente nos textos do célebre dramaturgo inglês e aliando-a à arte Drag, cujas raízes estão ligadas ao surgimento do teatro shakespeariano, e ao papel do género e do transformismo no teatro contemporâneo.
A ArDemente quer, desta forma, “debruçar-se sobre assuntos que não são ainda amplamente abordados no panorama cultural e artístico da cidade de Viseu, prezando a ousadia e o pensamento crítico”.
Roberto Terra, um dos criadores do projeto, reforça que este projeto visa denunciar “uma prática misógina de um elenco inteiramente masculino, subvertendo-a para explorar o papel do género e da arte Drag no teatro contemporâneo”.
O programa inclui ainda três momentos públicos que vão ter lugar a partir da próxima semana. O primeiro acontece na próxima quarta-feira (dia 9), numa conversa aberta com o tema “Shakespeare no Teatro Contemporâneo”, com Cláudia Jardim e Diogo Bento, membros do Teatro Praga. A conversa terá lugar no EmDireita, na Rua Direita, pelas 19h00.
Os dois artistas ajudaram a criar peças como “Hamlet Sou Eu”, “Romeu e Julieta” e “Macbad”, uma trilogia de espetáculos infantojuvenis criadas a partir das tragédias de Shakespeare.
A segunda conversa, “Shakespeare e a Arte Drag”, terá lugar no dia 19, no Carmo’81, com a participação do drag queen Hugáceo Crujiente, cujo trabalho é caraterizado pela sua visão singular sobre a sexualidade e o género, com inspirações barrocas, renascentistas e da estética pop, entre outros estilos.
A conversa será seguida de uma festa no Carmo’81, a partir das 22h30, com os DJ’s Muse of the Future, uma dupla composta por Sara Brown e Emanuel Santoz, que têm partilhado “a sua paixão pela dança sensual e selvagem ao som de hits pop e reggaeton em vários lugares da Europa”, refere a ArDemente.
A entrada em todos estes eventos é gratuita e a reserva dos bilhetes pode ser efetuada a partir deste link.