No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Foi descoberta parte de mais um edifício antigo de Santa Comba Dão durante a campanha das escavações arqueológicas no sítio do Patarinho, cuja primeira fase da campanha deste ano se encontra agora na reta final.
Segundo a Câmara Municipal, continuam a permanecer no local quatro estudantes de arqueologia da Universidade de Coimbra, orientados pelo diretor da escavação Pedro Matos. O trabalho tem decorrido desde o verão do ano passado.
De acordo com a autarquia, desconhece-se qual seria a ligação do compartimento agora descoberto com o edifício anteriormente escavado na campanha anterior de escavação. Esse edifício tinha data compreendida entre os séculos I e IV depois de Cristo, possivelmente associado à produção de vinho ou azeite.
“Com o objetivo cumprido de identificar as ruínas a escavar no próximo verão, a equipa encontra-se cada vez mais convicta da relevância histórica deste sítio no âmbito do estudo do povoamento de Santa Comba Dão, entre o período Romano e o início da Alta Idade Média”, pode ler-se na nota.
Esta já é a terceira campanha de escavação das ruínas romanas do Patarinho, depois de terem sido realizadas mais duas em 2019 e 2020, contando com o apoio da Câmara de Santa Comba Dão, da União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro e do proprietário do terreno onde estão a ser feitos os trabalhos.