alojamento estudantes
colégio 1
seguro
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Arqueólogos reconstruíram estrutura tumular com três mil anos em Carregal do Sal

Arqueólogos reconstruíram estrutura tumular com três mil anos em Carregal do Sal

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva
17.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva
17.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Arqueólogos reconstruíram estrutura tumular com três mil anos em Carregal do Sal

Um grupo de arqueólogos fez recentemente trabalhos arqueológicos no concelho de Carregal do Sal no Dólmen de Troviscos 1, no Monumento da Víbora e nas Gravuras de Arte Rupestre de Cabriz, tendo sido coordenados pelos investigadores José Ventura e Telma Ribeiro.

Os arqueólogos conseguiram reconstituir a estrutura tumular do Monumento da Víbora, cuja construção remonta ao período final da época do Bronze, há cerca de 3.000 anos. No Dólmen de Troviscos 1, foi possível “reconhecer parte da estrutura da câmara megalítica e identificar diversos elementos com vestígios de pinturas no seu interior”, revela em comunicado a Câmara de Carregal do Sal.

A conclusão desta intervenção “permite ter sido dado mais um importante passo rumo ao conhecimento das comunidades pré-históricas que passaram e habitaram” Carregal do Sal, acrescenta o município.

Já em Cabriz, foram iniciados os trabalhos de levantamento fotogramétrico e topográfico das gravuras com a participação dos alunos das Universidades de Lisboa e de Bournemouth, no Reino Unido.

Além disso, uma equipa da Universidade de Bournemouth, dirigida pelos professores Fábio Silva e Sarah Elliott, procedeu à recolha de amostras botânicas em diversos sítios do concelho com vista à criação de uma coleção de referência na área da biodiversidade vegetal. O mesmo trabalho também tem sido Arqueólogos ingleses estudam Orca da Lapa do Lobo, em Nelas.

O objetivo é ajudar na identificação de espécies de plantas “passíveis de serem observadas em qualquer registo arqueológico datado”.

“Trata-se de uma etapa associada a um projeto de investigação internacional, que pretende reconstituir o coberto vegetal existente na época em que as comunidades pré-históricas construíram e utilizaram os monumentos megalíticos do concelho”, explica a Câmara de Carregal do Sal.

A investigação procura também compreender como os antepassados se integraram e interagiram com o meio ambiente e como foram afetados pelas alterações climáticas nos últimos 5.000 anos.

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Outras notícias

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Notícias relacionadas

Procurar