No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Museu da Misericórdia, em Viseu, vai receber a partir de sexta-feira (18 de fevereiro) a exposição “Diálogos”.
A mostra irá expor peças de arte sacra e irá estar patente até 21 de agosto no espaço museológico.
A coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, refere que esta exposição “tem a singularidade de ser um projeto fruto de uma parceria entre quatro dioceses”. “Juntámos Viseu, Lamego, Aveiro e Guarda e concebemos uma exposição que está a percorrer as quatro dioceses”, diz.
A exposição já passou por Aveiro e Lamego e segue depois para Guarda. Fátima Eusébio refere que a mostra revela uma “partilha quer de conhecimentos, porque todos nós temos formações diferenciadas, quer de recursos” e apresenta o “património de um território tão alargado”.
A coordenadora dos Bens Culturais da Diocese adianta que, nesta exposição, procurou-se “pôr primeiro em destaque a vertente dos materiais das obras”.
“Estamos a falar de património religioso e materiais que são fruto da criação de Deus e que o artista vai depois utilizar. Esses materiais são a madeira, o barro, a pedra e metais marfim, em que o artista vai pôr a sua criatividade e moldá-los para produzir obras que nos vão falar de Deus”, explica.
Fátima Eusébio acrescenta que outro dos objetivos passa por dialogar sobretudo com os fiéis da Igreja através das obras expostas.
A exposição será aberta no dia dedicado a São Teotónio, padroeiro da Diocese e da cidade de Viseu. A apresentação está agendada para as 19h30 de sexta-feira.