bombeiros50
fitur dia 1 2026
viseu rockfest_miguel guerra photos
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Cultura » Artista Hugo Canoilas prepara exposição na Venha a Nós a Boa Morte em Viseu

Artista Hugo Canoilas prepara exposição na Venha a Nós a Boa Morte em Viseu

Criador conta com a colaboração de oleiros tradicionais de Molelos para a criação da exposição que vai ser inaugurada em fevereiro

 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
10.01.25
fotografia: Venha a Nós a Boa Morte/Klaus Pichler e mumok, Viena
partilhar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
10.01.25
Fotografia: Venha a Nós a Boa Morte/Klaus Pichler e mumok, Viena
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Artista Hugo Canoilas prepara exposição na Venha a Nós a Boa Morte em Viseu

O artista Hugo Canoilas está a preparar na galeria Venha a Nós a Boa Morte (VNBM), em Viseu, a sua próxima exposição com a colaboração de oleiros tradicionais de Molelos (Tondela).

A residência artística, feita a convite do espaço cultural, decorre até 19 de janeiro e visa preparar a exposição que vai ser inaugurada no próximo mês de fevereiro. Hugo Canoilas conta com a colaboração de uma olaria de barro preto de Molelos para desenvolver parte dos seus trabalhos.

A futura mostra de Hugo Canoilas vai contar com novas obras que “interlaçam a produção mais recente do artista com motivos que recolheu durante a sua primeira fase da sua residência”, explica a VNBM em comunicado.

A exposição inclui objetos tradicionais, inscrições dos períodos megalítico ao medieval e detalhes das pinturas de Vasco Fernandes (Grão Vasco).

Hugo Canoilas também vai abrir o seu ateliê pop-up no segundo polo da VNBM, na Rua Augusto Hilário, para uma masterclass e visitas de alunos da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

Além da masterclass e das visitas dos estudantes da ESEV, o processo de criação de Hugo Canoilas também pode ser visitado pelo público em geral, mediante marcação.

Com várias exposições no currículo, Hugo Canoilas é natural de Lisboa, mas vive e trabalha em Viena (Áustria). O seu trabalho estende-se a meios como a pintura, a escultura, a instalação e a performance.

Segundo a VNBM, Hugo Canoilas desenvolve o seu trabalho “a partir de um caos que existe no universo do pintor, formado por todas as pinturas que existem à priori, na sua cabeça, e pelos eventos artísticos, políticos e sociais que se multiplicam desmesuradamente na vida contemporânea”.

“É desta forma que assistimos ao desenvolvimento de uma obra em permanente mutação, utilizando, à vontade, um vasto leque de linguagens e suportes e que se manifesta de forma heterogénea entre o erudito e popular, entre o social e o artístico, sobretudo congregando as várias formas, numa mimesis entre o ethos e a praxis do autor”, acrescenta a galeria de arte.

Com o seu trabalho, Hugo Canoilas pretende renovar o olhar sobre o já dito e o já feito, libertando-se do cliché em arte.

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Notícias relacionadas

Procurar