Young man with tousled hair in a tan blazer looks confused while touching the back of his head.
Five professionals in suits and business attire pose for a group photo in a conference room, with a projection screen behind them.
Group of young actors posing on a multi-level rehearsal set with scaffolding, a red door, and hanging laundry in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Tondela » As memórias de quem há dez anos levou o Tondela à Primeira

As memórias de quem há dez anos levou o Tondela à Primeira

André Carvalhas, Nuno Santos, João Pica e Piojo são alguns dos jogadores que desempenharam papéis cruciais ao longo da temporada que, há 10 anos, levou o Tondela a estrear-se no principal escalão do futebol nacional

Maria Tavares *
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
10.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
10.05.25
pub
 As memórias de quem há dez anos levou o Tondela à Primeira

Este domingo (11 de maio), o Estádio João Cardoso será palco de mais um momento (que pode ser decisivo) na caminhada do Tondela rumo à Primeira Liga. A equipa entra em campo de olhos postos na principal competição do futebol nacional e poderá repetir o feito de há 10 anos, quando se estrearam nestas andanças e mudaram o rumo do clube.

Dentro e fora de campo, o jogo promete ser uma verdadeira viagem no tempo. Ainda assim, a equipa que atualmente representa o Tondela com uma nova geração de jogadores estará focada no presente, mas certamente não esquecerá o que foi construído no passado.

Um dos nomes que ficará para sempre ligado à história do clube é Piojo. O argentino, que somou mais de 200 jogos de Tondela ao peito, não esconde o carinho que ainda sente pelo clube, mesmo estando longe de Portugal.

“Estou sempre de olho no que acontece em Tondela, este ano tem que subir, estão com a estrelinha outra vez”, disse o ex-avançado, que foi peça importante na primeira subida do clube.

Piojo não tem dúvidas do impacto que o apoio dos adeptos pode ter, lembrando a claque que, já na altura, não largou a equipa. “A Febre Amarela apoia muito a equipa, e os jogadores sentem muito esse apoio dentro do campo”, recorda.

O ex-avançado deixa uma mensagem clara: “Façam tudo pela equipa, pela cidade e pelos adeptos. Tem de estar todos unidos, e assim vão conseguir a subida este ano”.

Também Nuno Santos, capitão da equipa naquela histórica temporada em que o Tondela alcançou a subida à Primeira Liga, recorda com orgulho esse feito.

“Ter subido à Primeira Liga no primeiro ano em que cheguei ao Tondela é um orgulho enorme, perante o clube e perante a cidade”. Embora à distância, garante que estará a torcer pela equipa. “O Tondela marcou-me pela positiva, espero bem que resolvam isto já no domingo”, atira.

Sobre os adeptos, é claro na importância que têm. “Os adeptos fazem parte do clube. É um grande apoio para os jogadores, ainda para mais nesta fase final. Quantos mais, melhor – são a peça mais importante”, assume.

Outro nome que ficará na memória e na história do clube é João Pica. “É um clube que me diz muito”, afirma. O antigo defesa-central auriverde conta que continua a seguir o percurso da equipa e afirma que no domingo vai estar presente. “Nunca deixei de acompanhar, e de apoiar”, afirma.

No que toca ao desempenho dos atuais jogadores, Pica considera que “têm feito um campeonato extraordinário”, sublinhando que a segunda liga “é muito competitiva”. Ao plantel deixa uma palavra de apoio e felicita a equipa por manter a regularidade ao longo da época.

André Carvalhas foi o autor do golo que permitiu a subida à primeira Liga na época de 2014/2015. Uma década depois, recorda o momento com alguma nostalgia e afirma que “são sentimentos que não se explicam, sentem-se”. O antigo jogador confessa ainda que sente-se sortudo porque só alguns “têm o privilégio de o presenciar”.

O ex-médio do Tondela recorda ainda a “onda verde e amarela que foi criada naquela época” com carinho e gratidão. “Os resultados trouxeram os tão aclamados adeptos que tantas vezes nos carregaram para a frente quando as forças já não existiam.”, conclui.

O próximo domingo poderá ser mais do que um jogo para o Tondela, poderá ser uma homenagem ao passado e uma afirmação do presente. Já os adeptos revivem as emoções de há uma década com a ambição de que este fim de semana se escreva mais um capítulo dourado na história do clube.

* em estágio

pub
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Outras notícias

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Notícias relacionadas

Procurar