para ti diogo
camapnha60
mariano lopez
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
camapnha60
muv cdu4
paulo quintao adn
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

Operação durante esta manhã de sexta-feira. Foram instaurados dois processos-crime por especulação de preços

 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu
14.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu
14.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 117 operadores económicos na cidade de Viseu e instaurou dois processos-crime por especulação de preços, numa ação que decorreu esta manhã de sexta-feira.

Foram ainda levantados 29 processos de contraordenação, destacando-se infrações como falta de requisitos de higiene, não implementação do sistema HACCP, falta de controlo de pragas, inexistência de rotulagem em géneros alimentícios e ausência de tradução para português. Foram também identificadas irregularidades na manutenção de extintores e na sinalização de tabaco, além da falta de comunicação obrigatória da realização de saldos à ASAE.

A ação, levada a cabo pela Unidade Regional do Centro, visou tanto a atividade económica como as regras de segurança alimentar.

A fiscalização abrangeu diversos setores, incluindo restauração e bebidas, padarias, pastelarias, minimercados, frutarias, mercearias, talhos, garrafeiras, sapatarias, lojas de pronto-a-vestir, papelarias, cabeleireiros, centros de estética e oficinas. 

“Além disso, foram levantados seis autos de advertência por falta de mera comunicação prévia em estabelecimentos de restauração e bebidas e oficinas”, informou ainda a ASAE.

No decorrer da operação, a ASAE procedeu à apreensão de uma balança por falta de controlo metrológico, 25 embalagens de produtos à base de carne devido à ausência de menções obrigatórias na rotulagem e 316 embalagens de chá e mortalhas por falta de tradução da rotulagem para português. O valor total estimado dos bens apreendidos ascende a 1.340 euros.

pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

Outras notícias

pub
 ASAE fiscaliza mais de uma centena de estabelecimentos na cidade de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar