policia-judiciaria
capicua
DSC05814
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autarquicas 2025
autárquicas 25
psd
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos

Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos

A OFIUCO, que tem desenvolvido várias iniciativas juntos de escolas, anunciou agora que num primeiro momento estão a ser programadas atividades para os sábados

 Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos - Jornal do Centro
11.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos - Jornal do Centro
11.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos - Jornal do Centro

A Associação de Divulgação de Astronomia – OFIUCO – de Viseu está a preparar um programa para ocupar o Planetário de Torredeita e colocá-lo ao serviço de alunos e público em geral. 

Desativado há vários anos, este equipamento, ligado à Escola Profissional, já foi polo de atração, tendo por lá passado mais de 70 mil pessoas.

A OFIUCO, que tem desenvolvido várias iniciativas juntos de escolas, anunciou agora que num primeiro momento estão a ser programadas atividades para os sábados. “A partir das 17h00 quem estiver presente pode assistir a uma observação do sol, a uma palestra/tertúlia astronómica, pelas 18h00, e depois a observações do céu noturno, entre as 19h00 e as 23h00”, esclareceu Manuel Pinto, da associação. A entrada é livre.

O apaixonado por astronomia acrescentou ainda que além do Planetário e do equipamento que já possui, a associação tem também muito material adequado de observação em vários domínios da astronomia amadora como sejam a astrofotografia, fotometria, espectroscopia, astrometria, radioastronomia, entre outros. 

Manuel Pinto explicou que “futuramente será possível programar outras atividades astronómicas durante a semana”, através da OFIUCO (constelação boreal conhecida como serpentário), cujas atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais. “São atrividades abertas a famílias, escolas, grupos ou pessoas individuais interessadas neste tema”, frisou.

A associação esteve este fim de semana numa atividade de observação no Museu de Várzea de Calde, em Viseu, e tem já programadas iniciativas em escolas como Repeses, Molelos e Sátão. 

pub
 Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Associação de Astronomia de Viseu resgata Planetário de Torredeita desativado há vários anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar