No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Desde o início do ano, foram emitidos 10 vistos gold para o distrito de Viseu. Cinco deles foram atribuídos para investimentos em Viseu e outros tantos em São Pedro do Sul.
Os dados são revelados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias (JN), que revela que o Governo não está a conseguir concretizar o objetivo de atrair investimento para fora dos grandes centros urbanos. Só este ano, foram concedidas 808 autorizações de residência por aquisição de imóveis, das quais apenas 61 foram em zonas pouco povoadas.
De acordo com o JN, que cita dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, oito em cada dez propriedades compradas este ano ao abrigo dos vistos gold situam-se nas regiões de Lisboa e do Porto. Juntas, as duas cidades concentram dois terços dos imóveis transacionados até outubro, num total de 538 casas.
Já nos concelhos de baixa densidade, o município com mais imóveis comprados no âmbito dos vistos gold é Évora, com 23 propriedades. A cidade alentejana está no quarto lugar do ranking nacional.
Em janeiro, o Governo avançou com um diploma que dificultava a emissão de vistos a quem comprasse casas em Lisboa e Porto e no litoral, mas não para fins comerciais ou turísticos.
Desde que os vistos gold entraram em vigor há dez anos, foram concedidos um total de 11.263 vistos, dos quais 10.393 pela compra de imóveis e 22 pela criação de postos de trabalho, e captados mais de 6,6 mil milhões de euros de investimento.