No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A atriz Marina Mota é a apresentadora da edição deste ano das Marchas de Viseu. A iniciativa sai à rua este sábado (15 de junho), pelas 21h30, com a participação de 10 grupos.
Os grupos de marchantes vão percorrer a Avenida Europa “mostrando os seus trajes, adereços e coreografias. Em 2024, os grupos irão dançar ao som da música “Menina da Beira”, da autoria dos viseenses Carlos Lopes de Matos e Maria do Rosário Correia Simões (letra e música)”, anunciou a autarquia.
Na iniciativa participam grupos do Jardim-Escola João de Deus de Viseu, da Fundação Mariana Seixas, da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Santiago, da Associação de Pais de Sta. Eugénia, da Junta de Freguesia do Campo, do Colégio “Os Traquinas”, da APPACDM de Viseu, da Associação Cultural, Social e Recreativa de Santiago, do Centro Cultural do Campo e do Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo Leões da Beira.
Os vencedores da edição deste ano serão conhecidos no domingo à tarde, pelas 14h30, no Parque Aquilino Ribeiro.
Na apresentação das festas populares que animam a cidade nas próximas semanas, a autarquia assinou ainda os acordos de colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas e com a Cavalhadas de Vildemoinhos – Associação de Atividades Tradicionais. Os acordos têm como objetivo apoiar financeiramente e não financeiramente a realização das Cavalhadas de Teivas, que recebem um apoio de 18 mil euros, e de Vildemoinhos, que são apoiados em 33 mil euros.
As primeiras cavalhadas a sair à rua são as de Teivas, já este domingo (16 de junho), a partir das 14h30. Este ano apresentam 15 carros, 10 deles a concurso (6 artísticos e 4 tradicionais). Os restantes carros integram o cortejo: cavalos, cinco grupos de bombos, duas fanfarras, uma banda filarmónica, um rancho folclórico. Entre cortejo há ainda duas novidades: o Grupo de Concertinas de Vila Maior e o Grupo de Pauliteiros de Miranda de Sendim. A dança da Morgadinha também estará presente com 26 pares.
Na próxima semana, a partir de dia 21, arrancam as festividades em VildeMoinhos. As cavalhadas desfilam pelas ruas da cidade no dia de São João, último dias das festas populares de Viseu.
Este ano, integram as Cavalhadas de Vildemoinhos 21 carros tradicionais e artísticos, incluindo um veículo humorístico. O evento conta ainda com a participação dos grupos de bombos e fanfarras e da charanga da GNR a cavalo.
Durante a apresentação, os responsáveis pelas Cavalhadas de Vildemoinhos anunciaram um momento surpresa que vai homenagear “um grande trambelo, para que as gerações mais novas acreditem que se quisermos é possível”.
O cortejo começa às 9h00, na Avenida Cidade de Aveiro e Avenida Alberto Sampaio e percorrem depois várias ruas do centro da cidade, cumprindo a promessa ao santo padroeiro.
Na apresentação, a vereadora da Cultura, Leonor Barata, destacou a importância destas iniciativas na valorização do território.
“Estes apoios são a demonstração do nosso empenho na dinamização e na valorização das tradições culturais de raiz popular, porque estamos absolutamente consciente de que são essas manifestações que também constituem o ADN do território e da comunidade. E, portanto, não faria sentido o município não se associar de forma financeira e não financeira”, frisou.
Leonor Barata lembrou ainda que estas iniciativas tornam a região ainda mais atrativa”. “Estamos convencidos que as atividades etnográficas ou de cariz popular são os elementos fundamentais para a afirmação de um território e constituem também uma grande atratividade turística, económica e, por tudo isso, continuaremos a defender estas iniciativas da forma mais empenhada possível”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, sublinhou o grande significado destas atividades para a região.
“Fiz questão de estar nesta cerimónia porque acho que estes eventos têm fiéis seguidores”, disse, depois de explicar aos presentes que, durante a manhã, esteve presente numa reunião com Ministério das Infraestruturas.