No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Vouzela vai ajudar a pagar as despesas que tenham a ver com a saúde animal aos produtores de bovinos do concelho. A medida foi anunciada na 50.ª edição do Concurso Pecuário das Festas do Castelo, que decorrem até à próxima segunda-feira (8 de agosto).
No concurso, que decorreu na última quarta-feira (dia 3), o presidente da Câmara, Rui Ladeira, referiu que a autarquia fez este ano “um esforço suplementar para assumir as despesas anuais de sanidade animal e de epidemiovigilância de todas as explorações de bovinos do concelho”.
“Um incentivo que representa 15 euros por bovino e que irá abranger 150 explorações do concelho, correspondendo a mais de 1150 bovinos”, disse, acrescentando que a medida promete aliviar as despesas dos agricultores. “Consideramos este esforço coletivo um impulso claro e positivo para o setor agropecuário importantíssimo para o concelho”, acrescentou.
Além do apoio monetário direto, o controlo sanitário e de vigilância vai permitir ainda “monitorizar e controlar eventuais doenças de elevada importância quer para os animais, quer em termos de saúde pública”, realçou o município.
Durante o concurso, participaram 25 produtores e 82 animais, dos quais 28 bovinos e 54 caprinos. Os prémios variaram entre os 10 e os 40 euros para os caprinos e os 15 e os 90 euros para os bovinos, tendo sido atribuídos no total mais de 2.065 euros em prémios.