No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Conhecidos todos os cabeças de lista, pelo menos dos partidos com maior representação eleitoral, à Câmara de Viseu nas próximas eleições autárquicas; a curiosidade prende-se agora com quem vão ser formadas as listas. E já há baixas oficializadas. A primeira é a de Baila Antunes. O vereador eleito pelo PS não gostou de ter sido convidado por terceiros para integrar o terceiro lugar na lista à Assembleia Municipal e desvinculou-se do PS, ficando como vereador independente.
O autarca disse mesmo que não se revia no processo autárquico liderado por João Azevedo (cabeça-de-lista à Câmara) “nem no projeto do PS que se antevê para Viseu”. Pelo caminho ficou também a possibilidade de Jorge Sobrado fazer parte da lista socialista. Avanços e recuos entre João Azevedo e ex-vereador PSD da Cultura acabaram por não viabilizar esta pretensão. Ao que tudo indica, Jorge Sobrado poderia acompanhar os socialistas, mas sem um lugar ou um papel definido, algo que não aceitou.
Já no PSD, a incógnita está no que fazer a João Paulo Gouveia, atual vice-presidente da autarquia. Segundo fonte social-democrata, o vereador terá já comunicado ao cabeça-de-lista, Fernando Ruas, que não vai na lista, isto apesar de lhe ter sido prometido, segundo a mesma fonte, um lugar de vereador com o pelouro das freguesias.
Mas, João Paulo Gouveia só aceitaria se fosse como número dois da lista e ficar com a vice-presidência, algo que Ruas não está em condições de garantir. Ora, e é precisamente no número 2 de Fernando Ruas que está o cerne da questão. Há quem fale em Pedro Alves, presidente da Comissão Política Distrital, o que não agrada, também, a muitos sociais-democratas, nomeadamente presidentes de junta.
Enquanto isso, o CDS já conseguiu apresentar uma candidatura. Trata-se do viseense Nuno Correia da Silva, o vereador na Câmara de Lisboa quer ajudar o Partido a ter melhores resultados eleitorais.
O lote de cabeças-de-lista a Viseu encerra-se com Francisco Almeida pela CDU, Manuela Antunes pelo Bloco de Esquerda, Fernando Figueiredo pelo Iniciativa Liberal e Pedro Calheiros pelo Chega.