Person in a gray sweater makes ASL signs toward the camera, with both hands visible in the frame.
*
Soccer team in green-and-white striped jerseys lined up on a field with dogs on leashes in front of them.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Autárquicas: CDU com arruada e pedidos de mais habitação pública para Viseu

Autárquicas: CDU com arruada e pedidos de mais habitação pública para Viseu

Leonel Ferreira realçou a “importância da eleição de um deputado na assembleia municipal, para lutar pelos direitos”

10.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
10.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

O candidato da CDU (PCP-PEV) à presidência da Câmara de Viseu, Leonel Ferreira, defendeu a eleição de um candidato para lutar por mais habitação pública e equipas multidisciplinares domiciliárias para combater a pobreza e isolamento. No último dia de campanha, esta foi uma das ideias deixadas durante a arruada que fizeram para assinalar o encerramento.

“Quando se fala no bairro de Paradinha, com todos os problemas que existem, mas têm de ser resolvidos também em diálogo permanente com a comunidade que aqui existe, mas a habitação é muito mais do que isto”, defendeu Leonel Ferreira.

À agência Lusa, no final de uma visita, o candidato da CDU disse que “o que mais se ouve” em bairros como o de Paradinha, onde residem comunidades de etnia cigana, é que “querem sair” para outros locais, “não só pelo estigma” existente, como “pela degradação em que se encontra” o espaço.

Viseu “tem um problema de habitação com que se confrontam” setores da população como, por exemplo, “a classe média que também tem muitas dificuldades, face ao preço daquilo que é o arrendamento ou a compra” de casa, realçou.

“É preciso aumentarmos o parque municipal, como é evidente, de habitação pública, que engloba habitação social, para não se criarem este tipo de estigmas. É preciso aumentar o parque que é muito reduzido, face à média nacional”, defendeu.

O candidato da CDU considerou que a responsabilidade passa pelo poder local e central, afirmando que “é preciso estimular o setor cooperativo da habitação” com a necessidade de “alterar o PDM” (Plano Diretor Municipal) com “atenção, sempre, no interesse público nessa revisão”.

“Pode e deve haver mais construção privada, mas uma parte dela terá que ser sempre reservada a rendas acessíveis”, sustentou Leonel Ferreira.

Para o candidato, há “barracas em Viseu que têm a ver com a degradação do poder económico” das famílias, com o “aumento de custo de vida” que leva à “chamada pobreza envergonhada” das “pessoas que trabalham muitas horas” diariamente.

“E se hoje se veem confrontadas entre escolher se hão de ter comida no frigorífico ou pagar a renda de casa. Ou, agora que está a chegar o inverno e com a pobreza energética, que há na maior parte das habitações, se conseguem ligar um aquecedor e o que é que isso vai refletir no final da conta de luz”, realçou.

Uma situação que leva a outra questão, a de saúde pública, porque “muitas vezes agravam-se doenças, nomeadamente de idosos e doenças crónicas” pela “pobreza energética que existe nas habitações”.

Também uma “boa rede de transportes públicos”, acrescentou, é solução tendo em conta que “há pelas freguesias imóveis devolutos que poderiam ser requalificados” para habitação “tirando até um bocadinho a pressão da parte urbana” da cidade.

Leonel Ferreira defendeu, assim, a adoção de medidas para “dar resposta a uma série de problemas”, desde habitação, pobreza, saúde, transportes públicos e isolamento e que pode ser “resolvido com uma equipa multidisciplinar a fazer visitas” domiciliárias.

O candidato da CDU à Câmara de realçou a “importância da eleição de um deputado na assembleia municipal, para lutar pelos direitos” dos cidadãos e pela criação dessas “equipas, com meios próprios, como viaturas”, compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos para “darem assistência, nomeadamente a cuidadores informais”.

Além de Leonel Ferreira, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições autárquicas de domingo, Fernando Ruas (PSD), João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Bernardo Pessanha (Chega), Hélio Marta (IL) e Paulo Quintão (ADN).

Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar