lapa
Candidato_CM_Armamar_Antonio Lareiro
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 8
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
Candidato_CM_Armamar_Antonio Lareiro
manuel rodrigues cdu
*
diogo-rocha-chef-vinhos_web
foto
miss teen

O partido Iniciativa Liberal deve apresentar esta quarta-feira (21 de abril) os candidatos para Viseu nas autárquicas deste ano. A informação foi avançada ao Jornal do Centro por fonte do partido, que tem uma reunião da comissão nacional esta terça-feira à noite (dia 20) para fechar as candidaturas.

Os liberais de Viseu reuniram-se recentemente em plenário para discutir as eleições autárquicas, tendo sido analisadas e aprovadas as listas para a Câmara e a Assembleia Municipal.

Entretanto, o Iniciativa Liberal já deu a conhecer 100 medidas que quer ver implementadas no concelho de Viseu. As propostas estão divididas nas temáticas de empresas, fiscalidade, juventude, saúde, educação, social, cultura, turismo, ambiente, território, mobilidade, transparência e descentralização, com o objetivo de “tornar Viseu uma cidade mais atrativa para empresários, trabalhadores, estudantes, jovens, turistas e residentes”.

Entre as medidas, o Iniciativa Liberal propõe a “implementação de um orçamento de base zero anual para a Câmara Municipal”, além da redução da taxa de participação municipal no IRS dos 4 para os 2 por cento até 2025 e da criação de um seguro municipal de saúde para colmatar o acesso aos cuidados.

Os liberais propõem ainda a contratualização com entidades privadas para prestar serviços de educação, a descentralização da Feira de São Mateus, a reponderação do projeto Viseu Arena “envolvendo agentes privados na solução” e a concessão a privados da gestão de monumentos municipais e outros patrimónios edificados “para programas de exploração e conservação”, assim como a integração de todas as linhas do sistema de transportes públicos MUV e a criação de portais de transparência e recrutamento autárquico, entre outras.

No programa também consta a relocalização do Mercado Municipal para o Mercado 2 de Maio, onde estão a decorrer atualmente obras de requalificação e cobertura. Mesmo assim, os liberais também propõem uma “reabilitação da atual localização ou estudo de novo espaço onde não cause maior constrangimento a produtores, clientes e ordenamento urbano”.

Procurar