joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo

Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo

Francisco Carvalho atingiu o limite de mandatos e deixa a autarquia ao fim de 12 anos de “reinado” socialista. O PSD está convencido que é agora que volta a reconquistar o município

 Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo
09.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo
09.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo

O PSD já tem a escolha feita para Penalva do Castelo, falta agora saber quem o PS vai eleger para as autárquicas de 2025 e assim manter na mão dos socialistas a autarquia que é liderada por Francisco Carvalho que não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos.

O nome de Michael Batista, ligado à gestão e liderança de instituições de solidariedade e que faz parte dos órgãos do partido, é a escolha dos sociais-democratas. Uma decisão que, dizem fontes ligadas ao processo, é consensual, pese embora se tenha falado também no nome de José Albuquerque, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros. “Vamos ganhar a Câmara”, sustentou a mesma fonte.

Já a decisão do PS deverá ser tomada entre dois nomes: o de Marlene Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Germil, ou José Laires, o atual vice presidente da autarquia. A questão aqui prende-se com os apoios. A presidente de Junta apoiou Armando Mourisco aquando da sua candidatura à Federação Distrital, Já José Laires estava ao lado de José Rui Cruz que acabou por desistir da corrida. 

Certo é que Francisco Carvalho não se vai recandidatar e há quem diga que gostava ver no seu lugar o vice-presidente. 

Em 2021, o PS ganhou com 56,68 por cento dos votos, enquanto que o PSD teve 37,11 por cento. Votaram 5 105 eleitores. Nas eleições anteriores, em 2017, os socialistas conseguiram uma maior votação (67,87 por cento), ficando com maioria absoluta, naquele que foi o segundo mandato de Francisco Lopes que em 2013 tinha roubado a autarquia à coligação PSD/CDS. 

O autarca é um dos oitos presidentes de câmara do distrito de Viseu que não se podem recandidatar nas autárquicas de 2025. Três são do PSD (Armamar, Tarouca e Tabuaço). Do lado dos socialistas não se podem também recandidatar os atuais autarcas de S. Pedro do Sul, Resende, Santa Comba Dão e Cinfães. 

Carlos Silva Santiago reconduzido como “líder” do PSD Distrital

A Comissão Política Distrital do PSD assinala este sábado o terceiro ano do mandato autárquico, num evento onde tomam posse os novos órgãos concelhios de Viseu (estrutura liderada por João Paulo Gouveia) e que vai contar com a presença de Hugo soares, secretário-geral do Partido.

Um encontro que acontece uma semana depois dos sociais-democratas terem reconduzido Carlos Silva Santiago como presidente da Distrital. Acompanham-no, entre outros, o secretário de Estado das Florestas, Rui ladeira, como vice-presidente. Pedro Osório, que perdeu a Concelhia para João Paulo Gouveia (vice-presidente da Câmara de Viseu), é o secretário da Comissão Política e José Damião, vice-presidente de Tarouca, o tesoureiro. 

Na Mesa da Assembleia Distrital estão Pedro Alves, Cristina Ferreira, José Cesário, João Paulo Fonseca e Liliana Anastácio. Ana Paula Santana lidera o Conselho de Jurisdição. 

pub
 Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo

Outras notícias

pub
 Autárquicas’25: O PS tem dois amores em Penalva do Castelo

Notícias relacionadas

Procurar