barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
Círculo de Criação Contemporânea de Viseu_Rua do Comércio
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Autárquicas’25: PSD aprova José Morgado como candidato à Câmara de Vila Nova de Paiva

Autárquicas’25: PSD aprova José Morgado como candidato à Câmara de Vila Nova de Paiva

Antigo presidente da autarquia avança com o apoio dos sociais-democratas. PSD também aprovou candidatura independente de Carlos Silva Reis a presidente da Assembleia Municipal

 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
30.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
30.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas’25: PSD aprova José Morgado como candidato à Câmara de Vila Nova de Paiva

O PSD Vila Nova de Paiva aprovou a candidatura do ex-presidente da Câmara, José Morgado, para as autárquicas deste ano, mas como candidato independente. O antigo autarca, que já tinha anunciado a candidatura, quer voltar a liderar a autarquia que dirigiu entre 2009 e 2021, após três mandatos consecutivos nos quais foi eleito pelo PS (partido que governa atualmente a Câmara).

Em comunicado, a comissão política do PSD de Vila Nova de Paiva anunciou que aprovou as candidaturas de José Morgado Ribeiro à presidência do Município e de Carlos Silva Reis à presidência da Assembleia Municipal “como candidatos independentes integrando as listas” do partido.

José Morgado, que foi eleito presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva pelo PS em três mandatos consecutivos, tinha anunciado o regresso à corrida pela presidência, enquanto independente, em março.

“Reconhecemos-lhe mérito e a sua disponibilidade encaixou-se no perfil de candidato que nós queríamos. O nosso grande objetivo é ganhar as eleições e esta candidatura foi consensual com José Morgado, o que nos deixa muito confiantes”, diz em declarações à agência Lusa o presidente da concelhia do PSD.

Para Paulo Loureiro, a decisão de apoiar José Morgado “é um passo firme” para o PSD apresentar nas eleições autárquicas deste ano “um projeto credível, agregador e centrado nos interesses do concelho” de Vila Nova de Paiva.

Os nomes de José Morgado e Carlos Silva Reis foram aprovados após “um processo de auscultação interna e um forte consenso em torno da necessidade de renovar a confiança dos cidadãos nas propostas e nas lideranças locais”, acrescenta a Comissão Política de Secção no comunicado.

O PSD Vila Nova de Paiva sublinha ainda que José Morgado tem “um percurso reconhecido de envolvimento cívico e proximidade à comunidade”.

Já José Morgado, citado na mesma nota, diz que avança “com sentido de responsabilidade e com a determinação de colocar os interesses do concelho acima de qualquer outro”. “O nosso compromisso é com as pessoas e com um projeto de desenvolvimento sustentado, participado e transparente”, afirma.

O PSD Vila Nova de Paiva promete anunciar “em breve” os candidatos às juntas de freguesia do concelho para as autárquicas que deverão acontecer em setembro ou outubro.

Em março, José Morgado disse à agência Lusa que volta a candidatar-se à Câmara de Vila Nova de Paiva “face a tanta solicitação de pessoas, empresários e comerciantes e também de instituições locais”.

Na altura, o agora candidato justificou a decisão com base em “toda a experiência adquirida” no seu percurso político que, além da Câmara, também incluiu a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

“Nesta última experiência percebi que posso dar muito mais à minha terra, porque fiquei com uma maior abrangência e adquiri conhecimento importante, nomeadamente na área dos fundos que se podem utilizar”, sublinhou.

José Morgado também já tinha adiantado que definiu “cinco ou seis planos estratégicos” para o concelho, como a modernização administrativa, o ambiente, a mobilidade, a educação, a economia, e a cultura, desporto e turismo.

José Morgado, de 57 anos e advogado de formação, concorre à liderança da Câmara com o atual presidente, Paulo Marques, eleito pelo PS e que cumpre o primeiro mandato.

Nas autárquicas de 2021, votaram 3.255 eleitores em Vila Nova de Paiva, 54,51 por cento dos inscritos. Destes, 43,59% (1.419 votos) foram para o PS, que elegeu dois mandatos.

Na oposição ficaram dois eleitos pelo PSD, que conquistou 34,16% do eleitorado (1.112 votos) e o Nós Cidadãos!, que elegeu um vereador, com 16,80% (547 votos).

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar