No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A região de Viseu está em alerta amarelo por causa das altas temperaturas. O alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai prolongar-se das 12h00 desta sexta-feira (13 de agosto) até às 18h00 de domingo (dia 15).
Como acontece sempre nestas alturas de grande calor, as autoridades de saúde sugerem à população para que tome medidas de prevenção, nomeadamente a doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Perante o aumento das temperaturas, o delegado de saúde de Viseu, Mota Faria, aconselha as pessoas à hidratação e ao consumo de líquidos, mas também alerta para a necessidade de olhar mais para as pessoas de risco.
“Devemos ter cuidado redobrado com aqueles que estão acamados e principalmente com os idosos. É preciso criar com eles intervalos de oferta de líquidos, ou seja, muitas vezes a sensação de defesa não existe e é preciso haver uma oferta contínua em intervalos regulares”, explica.
O médico também apela ao cuidado com as crianças e recomenda o consumo de água e sumos naturais sem açúcar.
Mota Faria acrescenta ainda uma alimentação mais saudável e leve. “Pedimos ementas que tenham em conta o teor de água e que sejam ricas em sais minerais. Estamos a falar de frutas, legumes, sopa e várias refeições ao longo do dia”, frisa.
O delegado de saúde também apela às pessoas para que evitem a exposição ao sol nomeadamente entre as 11h00 e as 17h00 e sugere a ida a lugares mais frescos. “Se conseguirmos duas ou três horas em lugares frescos, seria importante. Quanto à água, é preciso haver o cuidado de ser sempre da água pública ou água engarrafada”, remata.
A Direção-Geral da Saúde também quer que se evite o consumo de bebidas alcoólicas e que sejam tomadas refeições leves e frias. As autoridades também pedem o uso de roupa larga que cubra a maior parte do corpo, bem como chapéu de abas largas e óculos de sol.
A DGS também sugere a utilização de protetor solar com fator igual ou superior a 30 e desaconselha atividades que exijam “grandes esforços físicos”, nomeadamente atividades desportivas e de lazer no exterior.
Para quem trabalha no exterior, é recomendado às pessoas que se hidratem e se protejam com roupa larga e chapéu e que trabalhem acompanhados, sob a pena de ficarem confusos ou a perder a consciência em situações de calor extremo.
Já para quem tem de viajar de carro, o conselho é escolher as horas de menor calor e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
A DGS apela ainda para quem tem familiares idosos ou conheçam pessoas que vivam isoladas para as contactar e assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado e também pede aos doentes crónicos e sujeitos a dietas ou terapêuticas que sigam as recomendações do médico ou da linha SNS 24 (808 24 24 24).
As autoridades também pedem o uso de máscara e a manutenção da distância física em espaços públicos climatizados.