No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades (APAOF) anunciou que vai lançar o projeto “Sem Adubos”, que visa envolver os mais idosos na partilha de conhecimentos sobre a agricultura e as práticas sustentáveis da terra.
A iniciativa vai decorrer nos bairros da Devesa e Remolha e vai promover uma recolha de excedentes de legumes, frutos e sementes produzidos nas pequenas áreas de cultivo para depois partilhar com a comunidade mais próxima. A organização espera que a ação se alargue a todas as freguesias do concelho.
A apresentação pública está marcada para esta sexta-feira (4 de fevereiro), pelas 19h00, na Igreja de São Pelágio.
Em comunicado, a associação de pais refere que um dos pontos de partida passa por continuar com “o saber das gerações mais velhas, adquirido no trabalho da terra” e “transmiti-lo às novas gerações”.
O projeto também é motivado pela “preocupação crescente de promover iniciativas que aliem a sustentabilidade e benefícios sociais”.
“Contudo, o objetivo principal do projeto, que vai decorrer nos bairros da Devesa e Remolha, em Oliveira de Frades, é obter uma melhoria significativa na saúde física e mental dos habitantes mais velhos. O contacto com crianças em idade escolar e o seu envolvimento em pequenos trabalhos hortícolas de subsistência, criará o momento para transmissão de conhecimentos das melhores práticas agrícolas”, acrescenta a nota da APAOF.
O projeto Sem Adubos é apoiado pelo programa Bairros Saudáveis e financiado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Câmara de Oliveira de Frades e da União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, onde a saúde, o envelhecimento e o despovoamento são alguns dos principais problemas sociais.