No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O estudo está concluído, e como diz o presidente da Câmara de Viseu, pago, mas a construção da nova barragem de Fagilde ainda não tem luz verde. No Orçamento de Estado, aprovado no final da semana passada, lê-se que serão “aprofundados estudos”. Mas, os estudos estão feitos, a vontade tomada, faltava apenas o financiamento e o anúncio final, o que se aguardava em breve antes do governo cair no início de outubro.
Ainda assim, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considera que o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, pode, tal como prometido, anunciar o investimento.
“Ainda nada foi concretizado, mas sabemos que o ministro está em pleno. Está tudo entregue da nossa parte. Fazer o anúncio é uma situação que cabe num governo de gestão”, disse o autarca. Considerada fundamental para a região, a nova barragem de Fagilde é um dos assuntos que está na “lista” para ser trabalhado com o futuro executivo.
As últimas indicações davam conta de que ao Ministério do Ambiente faltava, apenas, procurar financiamento, a mesma justificação que já tinha sido dada em 2019.
O pedido de uma nova barragem para substituir a atual, que além de Viseu serve os concelhos de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo, já tem anos e intensificou-se quando em 2017 Fagilde ficou sem água e foi preciso usar camiões cisterna para abastecer este equipamento.
(Ler mais na edição impressa desta sexta-feira, 8 de dezembro, do Jornal do Centro)