No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Um bebé nasceu no interior de uma ambulância no IP3, junto ao nó de Tondela, com dois jovens bombeiros de Santa Comba Dão a fazerem o parto. A situação ocorreu no passado domingo (11 de abril).
O parto, feito a uma mulher com cerca de 32 anos, contou com o apoio do Suporte Imediato de Vida. O alerta foi dado às 19h56 e a operação foi concluída por volta das 20h30.
Ao Jornal do Centro, a bombeira Telma Coelho conta que tiveram de encostar junto à estrada para proceder ao parto.
“Íamos no IP3, eu ia como motorista, e tivemos de encostar, com o apoio da ambulância do Suporte Imediato de Vida e um enfermeiro. Quando se deu o parto eminente, foi muito stressante seguir todos os procedimentos que somos obrigados a saber”, explica.
Ainda assim, a operacional admite que viveu uma experiência “magnífica”. “Foi extremamente gratificante e acho que não poderia ter sido de outra forma. E foi fantástico também saber que a mãe e o bebé estavam bem e sem qualquer risco”, sublinha.
O colega André Lopes acrescenta que a mãe começou a entrar em parto quando ainda estavam a cerca de 25 minutos do Hospital de Viseu. “Na chegada a casa, pudemos verificar que a mãe estava em risco eminente de entrar em parto. Ao passar no nó de Tondela e ainda a cerca de 25 minutos do Hospital de Viseu, aconteceu mesmo”, explica.
Apesar do stress do parto, o bombeiro frisa que o nascimento “decorreu em poucos minutos” e “acabou por correr bem”. “O sentimento foi de felicidade”, afirma.
Após esta situação que a mãe também não contava, ela decidiu chamar o bebé de Salvador.