No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, em Sernancelhe, emprestou mais de 1.200 livros durante os períodos de confinamento decretados por causa da Covid-19.
O balanço foi feito esta sexta-feira (23 de abril), Dia Mundial do Livro, pela Câmara Municipal, que fala de uma “ação de proximidade e solidariedade que ajudou a promover a leitura, a quebrar o isolamento e a superar os longos confinamentos”.
A autarquia de Sernancelhe refere que, apesar de ter estado encerrada por longos períodos, a Biblioteca “nunca quebrou o vínculo com os seus utentes” com os munícipes a receberem as novidades literárias ou as obras que necessitavam para pesquisa ou trabalho escolar.
A ação contou com a parceria da Proteção Civil municipal e do Contrato Local de Desenvolvimento Social, cujos técnicos serviram de portadores de livros à população que integrava a Rede de Centros Lúdicos. A itinerância também foi assegurada pelos técnicos da Biblioteca.
“A funcionar há 13 anos, a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira conseguiu assim reinventar-se e estar ao lado das pessoas num dos momentos mais dramáticos da nossa história. Levou-lhes alegria, magia e conhecimento. Proporcionou a centenas de leitores regulares a sensação de viajarem sem saírem das suas casas, com segurança e responsabilidade”, pode ler-se no comunicado da Câmara.