No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Biblioteca Abade Vasco Moreira, em Sernancelhe, já tem no seu acervo as primeiras edições de algumas das obras de Aquilino Ribeiro, escritor natural do concelho.
A doação foi feita por Manuel de Lima Bastos, que fez a oferta de mais 13 livros na última terça-feira (13 de abril). O doador concedeu ainda à Câmara de Sernancelhe os direitos de autor da sua própria obra “Aquilino no Feminino”.
Entre as obras entregues por Manuel Bastos, estão as primeiras edições das obras “Anastácio da Cunha, O Lente Penitenciado”, “Cartas do Cavaleiro de Oliveira”, “Abóboras no Telhado”, “Caminhos Errados”, “Quando ao Gavião Cai a Pena” e “As Três Mulheres de Sansão”.
Manuel Bastos mantém a intenção de enriquecer a Biblioteca Vasco Moreira com mais livros raros e encadernações, tendo em vista sempre a referência literária de Aquilino Ribeiro. O doador também entregou uma cópia do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e os livros “O Romance de Amadis” de Vasco de Lobeira, “Páginas de Amor dos Melhores Escritores Portugueses”, uma coletânea organizada por António e Raul Feio, e “Campo de Flores” de João de Deus.
Também foram doados exemplares da revista republicana “Alma Nacional”, publicada entre 10 de fevereiro e 29 de setembro de 1910, antes do 5 de outubro, e também da revista “Camiliana & Vária”, publicada entre 1951 e 1954 e editada por Aquilino Ribeiro, além de três fotografias recuperadas da “Alma Nacional”, uma das quais que inclui o antigo Presidente da República, Bernardino Machado, e a sua família.