Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Biblioteca Municipal de Viseu regista um forte aumento na procura de livros

Biblioteca Municipal de Viseu regista um forte aumento na procura de livros

 Lusitano de Vildemoinhos reforça defesa com contração de Ricardo Ferreira
22.04.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Lusitano de Vildemoinhos reforça defesa com contração de Ricardo Ferreira
22.04.26
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Biblioteca Municipal de Viseu regista um forte aumento na procura de livros

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) divulgou que, entre janeiro e março deste ano, foram vendidos mais de 3,205 milhões de livros, ultrapassando em 2,6% os números do mesmo período do ano passado. 

Anabela Rêgo, responsável da Biblioteca Municipal de Viseu, afirma que nos últimos quatro anos o empréstimo dos livros tem aumentado, havendo um aumento exponencial nos primeiros meses de 2026 em comparação com o ano anterior. 

“Há uns quatro anos, a seguir à pandemia, todos os anos o empréstimo de livros tem aumentado. E agora, nos primeiros meses deste ano, esse aumento já foi superior”, afirma a responsável.

A Biblioteca tem vindo também a atrair um público cada vez mais jovem, e especialmente crianças até aos 12 anos, em que muitas fazem o seu cartão de leitor pela primeira vez. No entanto, verifica-se uma diminuição da presença dos adolescentes. Segundo Anabela Rêgo, “os alunos têm muito mais para estudar e para ler e acabam por não ter tanto tempo ou tanta vontade de ler outras coisas”.

A procura volta a aumentar a partir dos 30 anos, pois é altura em que muitos adultos retomam hábitos de leitura. “A partir dos 30 anos, começa novamente a aumentar a procura”, considera a responsável.

Entre os livros mais procurados, estão romance, ficção, policial, fantasia e thrillers, com especial destaque para as obras de Freida McFadden, “uma das autoras mais procuradas atualmente pelos nossos leitores.” Anabela Rêgo revela que o interesse pela leitura se acentua em várias épocas do ano. Dezembro é o mês com maior afluência, devido ao período natalício e pela maior disponibilidade de tempo. Os meses de março, Abril e o período antes das férias de verão, Junho e Julho, também se destacam. Em contrapartida, “agosto e setembro são os meses mais calmos com uma quebra significativa no número de empréstimos de livros”, remata Anabela Rêgo.

  • Alunos de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu
pub
 Lusitano de Vildemoinhos reforça defesa com contração de Ricardo Ferreira

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Lusitano de Vildemoinhos reforça defesa com contração de Ricardo Ferreira

Notícias relacionadas

Procurar