A saída da Ordem deve-se à escassez de membros
Maria Emília Costa CDU Moimenta da Beira
leonel ferreira cdu em viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
Maria Emília Costa CDU Moimenta da Beira
leonel ferreira cdu em viseu
paulo quintao adn
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
diogo-rocha-chef-vinhos_web
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu

Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu

A saída da Ordem deve-se à escassez de membros, que atualmente são apenas dois

 Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu - Jornal do Centro
03.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu - Jornal do Centro
03.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
A saída da Ordem deve-se à escassez de membros Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu - Jornal do Centro

O bispo de Viseu, D. António Luciano, preside, no próximo domingo, à eucaristia pela despedida da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que encerra neste dia a sua missão pastoral na Diocese. A celebração decorrerá na Igreja dos Terceiros, onde os franciscanos exerceram o seu trabalho ao longo dos últimos 27 anos.

A saída da Ordem deve-se à escassez de membros. Atualmente, apenas o frei José Carlos e o frei Francesco Ervas permanecem em Viseu, número insuficiente para manter a comunidade, já que o mínimo necessário são três frades. “Nós, como frades franciscanos, devemos viver em comunidade e, neste momento, como somos só dois não somos uma comunidade”, explicou o frei José Carlos em declarações à Diocese.

A Ordem chegou a Viseu a 13 de junho de 1998, iniciando a missão com três religiosos. Desde então, sete frades passaram pela cidade, alguns já falecidos. O frei José Carlos, que entrou na comunidade em 2003, regressou de forma permanente em 2017, permanecendo até agora com Francesco Ervas.

Em Portugal, os Frades Menores Conventuais contam atualmente com sete religiosos italianos e três portugueses, distribuídos pelas comunidades de Coimbra, Lisboa e Viseu. A redução do número de vocações é uma realidade que afeta também outros países europeus. “A idade dos frades aumenta, as doenças aparecem e os jovens são sempre menos. No norte de Itália vamos fechar seis casas. Na Europa somos cada vez menos, mas em África e Ásia estamos em crescimento, são os sinais dos tempos”, referiu frei José Carlos.

A Diocese de Viseu expressou publicamente o seu agradecimento pela missão desenvolvida pelos franciscanos ao longo de quase três décadas, reconhecendo o contributo da comunidade para a vida pastoral, espiritual e cultural da cidade.

A celebração de despedida contará com a presença do ministro provincial da Ordem no norte de Itália, frei Massimo Fusarelli, e de frades que passaram pela comunidade de Viseu, além de entidades civis e eclesiais.

Paralelamente à missão franciscana, o frei José Carlos desempenhou, nos últimos quatro anos, o cargo de responsável pela Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viseu, trabalho que agora também conclui. O religioso destacou a colaboração próxima com as instituições académicas e a Federação Académica, bem como o apoio do grupo Coração Jovem, em especial nas orações de Taizé. “Sempre fizemos um trabalho conjunto, com a preocupação de acolher os jovens estudantes na grande família da pastoral”, sublinhou.

pub
 Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Bispo preside à missa na despedida da Ordem Franciscana em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar