No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Santa Casa da Misericórdia e as Obras Sociais de Viseu promovem, esta quinta-feira (dia 15), o colóquio “Boas Práticas na Demência”.
Na sessão marcada para começar às 14h15 no salão nobre da Misericórdia, no Largo Major Teles, os participantes vão conhecer as respostas do Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências de Viseu e quatro projetos sociais voltados para os portadores da doença.
São eles os projetos “Nas Freguesias para Lembrar”, “Intervenção com doentes de Alzheimer e suas famílias” do Centro Rainha D. Leonor de Oliveira do Bairro, “Rugas de Sorrisos: Combate à Solidão e ao Isolamento” da Associação de Apoio Social de Trancoso e “Eu no Museu”, que envolve o Museu Nacional Grão Vasco.
“Atualmente, não podemos curar a doença de Alzheimer. Contudo, existem terapias farmacológicas (medicamentos) e terapias não farmacológicas (intervenções psicossociais) que conseguem retardar o processo de deterioração, tentando manter a autonomia e as capacidades preservadas pelo maior tempo possível”, dizem os organizadores numa nota.
Por isso, acrescentam, na ausência de tratamentos farmacológicos eficazes para a cura, torna-se fundamental apostar em terapias “que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e das suas famílias”. O programa termina às 17h50.
As inscrições estão abertas e são gratuitas neste .