WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações

Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações

pub
 Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações - Jornal do Centro
08.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações - Jornal do Centro
08.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações - Jornal do Centro

O INEM e os bombeiros da região de Viseu estão com problemas de comunicações devido ao ataque de que foi alvo a operadora Vodafone. As comunicações são agora feitas via rádio, através da rede SIRESP.

A Vodafone assumiu esta terça-feira (8 de fevereiro) que foi alvo de um ciberataque e disse que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos ou comprometidos, estando determinada em repor a normalidade dos serviços.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Guilherme Almeida, revela que a principal preocupação tem a ver com as comunicações com o INEM, nomeadamente “a nível do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes)”.

“Os contactos entre os corpos de bombeiros e os meios do INEM estão a ser feitos através da rede SIRESP, em canais específicos quer ao nível do acionamento de meios quer na transmissão de dados das ocorrências. Essencialmente, o problema está associado à rede da Vodafone. Todas as outras operadoras continuam operacionais”, acrescenta.

O também comandante dos Bombeiros de Nelas não sabe dizer quantas corporações na região foram afetadas, mas garante que o socorro às populações não está em causa.

“A Proteção Civil acabará por encaminhar sempre para contactos alternativos que disponibilizam para alerta e encaminhamento de alertas. Apesar deste constrangimento, o socorro está sempre assegurado”, afirma.

Por isso, Guilherme Almeida apela ao contacto por 112, assegurando que “o socorro será sempre encaminhado para o meio mais próximo de forma a chegar o mais rápido possível”.

Já os Bombeiros Voluntários de Viseu garantem, numa nota divulgada nas redes sociais, que a sua própria central telefónica não sofreu qualquer constrangimento e apela ao contacto através do número 232 422 047.

O comando distrital da Proteção Civil também garante não ter registados problemas e acrescenta que está a ajudar o INEM e os bombeiros nas comunicações.

Já, numa nota divulgada, a Vodafone lamenta os transtornos causados aos clientes e informa que tem “uma equipa experiente” de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada “para perceber e ultrapassar a situação”.

A empresa explica que, na segunda-feira (dia 7), foi alvo de um “ciberataque deliberado e malicioso” com o objetivo de causar danos e perturbações.

Garante que, assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu “de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços” e explica que a situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, acrescenta a empresa, sublinhando que essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo do dia de hoje.

Na nota, a empresa adianta que a investigação se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes.

pub
 Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Bombeiros da região de Viseu e INEM com problemas nas comunicações - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar