Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os elementos da região de Viseu que fizeram parte da Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) enviada para o Canadá já regressaram a Portugal. A força portuguesa chegou na última noite ao aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa.
A força integrou Canadá: Bombeiros da região de Viseu com “orgulho” em estar numa força nacional de apoio oriundos do distrito. São eles João Pedro Barreiros (Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato), Bruno Esteves e João Brízida (BV Castro Daire), Ryan Cunha Teixeira (BV Mangualde), António Quintal e Pedro Correia (Bombeiros Sapadores de Viseu) e Fábio Pinto (BV Viseu), que deram uma ajuda no combate aos fogos que têm assolado recentemente o Canadá.
Além destes operacionais, também foram Bombeiros da região de Viseu viajam esta quarta-feira para ajudar no combate aos incêndios do Canadá integrados na Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.
A FOCON, composta no total por 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica, partiu de Lisboa no passado dia 14 de junho.
A missão portuguesa, chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, atuou em Lebel-sur-Quévillion, na província do Quebec, uma da mais afetadas pelos incêndios.
A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades canadianas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.