No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o mau tempo piore “entre as 10 da noite e as três e quatro da manhã” desta sexta-feira (28 de outubro) na região de Viseu, adiantou a meteorologista do IPMA, Ângela Lourenço, ao Jornal do Centro.
Embora ainda sem informações oficiais por parte do IPMA e da Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Viseu já estão a “a fazer um trabalho de antecipação” para as ocorrências que poderão surgir com o mau tempo.
Em declarações ao Jornal do Centro, Rui Leitão, comandantes dos Bombeiros Voluntários de Viseu, explica que vão “fazer um incremento e aumento de meios humanos e operacionais, durante os três dias de forma a uma resposta rápida e eficaz a quaisquer solicitações”.
Os bombeiros irão, assim, “ter cerca de 25 operacionais em prontidão, apoiados com a equipa de posto de comando e com a montagem de uma sala de crise para acompanhar todas as situações que ocorram para que sejam todas monitorizadas”, esclarece.
Quanto aos alertas meteorológicos, o IPMA alerta que “não é de descartar a possibilidade de haver pontualmente, durante relativamente curtos períodos de três ou quatro horas, a possibilidade de o alerta ser mais gravoso e aumentar para nível laranja”, acrescenta a meteorologista.
Na região de Viseu, a situação vai agravar-se a partir do final do dia de sexta-feira, e prolongar-se “durante o dia de sábado e, eventualmente, também no dia de domingo”, com um “aumento da intensidade do vento” e com rajadas que “poderão atingir os 70 km/h (quilómetros por hora) e 75 km/h, em particular no topo da Serra de Montemuro”, especifica.
Por todo o território, a previsão é de chuva por vezes forte, o que coloca catorze distritos do continente sob aviso amarelo a partir desta na quinta-feira (27 de outubro).