No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Terminam este domingo (13 de março) as inscrições para o evento solidário dos Bombeiros Voluntários de Viseu. Trata-se de uma prova de BTT que tem como objetivo adquirir um desfibrilhador para equipar um veículo de salvamento rodoviário. A iniciativa acontece no próximo dia 20 e estão já inscritas 180 pessoas.
“Trata-se de um evento solidário, serve para aquisição de um DAE – Desfibrilhador Automático Externo – que será para equipar um veículo de salvamento rodoviário, que será um complemento à nossa missão no que se refere a combate de incêndios urbanos, salvamento e desencarceramento. Num teatro de operações que seja mais complexo e, às vezes, numa demora de um meio pré-hospitalar, este tipo de equipamento pode fazer toda a diferença”, explicou Rui Leitão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu.
Esta é a primeira iniciativa deste género, mas a corporação espera até ao final do ano poder equipar mais veículos. “É a primeira iniciativa que estamos a desenvolver neste contexto, para equipar este VUCI, mas a intenção é que, até ao final do ano, possamos equipar um veículo florestal a incêndios e um veiculo de comando operacional com um equipamento do género para ser um complemento naquilo que é a nossa missão”, destacou.
O BTT solidário tem um percurso de 30 quilómetros e percorre a zona envolvente ao quartel da corporação. “Vai-se desenvolver na freguesia de Cavernães e na freguesia de Mundão, passa também por Rio de Loba, as três freguesias circundantes ao quartel operacional”, explicou.
A escolha da modalidade surge para potenciar a prática desportiva. “Com a pandemia muitos deixaram de praticar desporto e achamos por bem esta iniciativa ir ao encontro da atividade física para também motivar as várias faixas etárias na prática desportiva”, concluiu.
Para além do BTT, haverá ainda um momento de confraternização, com um almoço onde será servido um rancho à moda de Viseu. A inscrições estão a decorrer e terminam amanhã.