Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A estratégia Walking & Cycling da CIM Viseu Dão Lafões, para valorização do Turismo de Desporto e Natureza na região, foi um dos destaques desta sexta-feira, terceiro dia, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. São 1600 quilómetros que o território tem para oferecer aos amantes do desporto e da natureza.
Entre percursos pedestres (400 quilómetros sinalizados), centros de BTT (mais 831 Kms homologados), percursos de Trail (100 Kms), quatro novas Subidas Épicas de estrada (S. Pedro do Sul; Castro Daire; e Vouzela) e a ligação da pioneira Ecopista do Dão à nova Ecopista do Vouga, a região de Viseu Dão Lafões apresenta uma rede sinalizada, certifica e homologada, com os diversos parceiros, entre eles a Federação Portuguesa de Ciclismo.
“Quero agradecer a colaboração que o presidente Delmino Pereira e a Federação Portuguesa de Ciclismo têm tido com a nossa região”, afirmou Nuno Martinho, fazendo referência à homologação de todos os percursos de BTT e ciclismo, numa colaboração que, em breve, será firmada através de protocolo entre instituições. “A estratégia Walking & Cycling é crucial para a estruturação do produto turístico de Natureza e para gerar economia na região”, concluiu.
Delmino Pereira, por seu lado, destacou a qualidade da oferta. “Viseu é um lugar único. Através do programa Cyclin’ Portugal, temos o objetivo de classificar todo o território para a prática do ciclismo, permitindo assim o acesso a todos os praticantes. Existem cada vez mais turistas que pretendem descobrir o território de bicicleta”.
O ex-ciclista deixou ainda a vontade de ver algumas das serras do território, como a de S. Macário (que lembrou já ter sofrido muito na subida), numa etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.
Entre os vários momentos altos da CIM Viseu Dão Lafões no programa de sexta-feira na BTL, destaque ainda para a apresentação da Montemuro Vertical Run, pelo Município de Castro Daire, evidenciando uma prova que na edição de 2022 está inscrita na Taça do Mundo de Corrida de Montanha.
Realce, depois, para os momentos de promoção gastronómica, plenos de sabor e tradição, como o proporcionado pela Confraria Frango do Campo (Município de Oliveira de Frades) ou, ainda, pela chef Isabel Pires Paula com o Queijo Serra da Estrela e Pão de Ló Cantagalo a representar o município de Nelas. Destaque também para a prova de vinhos da Quinta de Lemos, comentada pelo enólogo da casa, Hugo Chaves.
{#slide|17|slide#}