linha da beira alta
Barrelas Summer Fest BTL 25
btl 2025
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…

14.03.25

O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…

14.03.25

O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…

14.03.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Três instabilizadores

por
Diogo Chiquelho

 Sucumbência da dignidade
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Cães ao serviço da inclusão: “Vai CãoMigo” arranca em Mortágua

Cães ao serviço da inclusão: “Vai CãoMigo” arranca em Mortágua

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual desenvolve programa para crianças e jovens com necessidades de saúde especiais

Carolina Vicente
 Cães ao serviço da inclusão: "Vai CãoMigo" arranca em Mortágua
10.02.25
Jornal do Centro
partilhar
 Cães ao serviço da inclusão: "Vai CãoMigo" arranca em Mortágua
10.02.25
pub
 Cães ao serviço da inclusão: "Vai CãoMigo" arranca em Mortágua

A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) lançou o projeto “Vai CãoMigo”, direcionado a crianças e jovens do concelho de Mortágua com necessidades de saúde especiais. O programa foi aprovado no âmbito da iniciativa “Parcerias para a Inovação Social” e integrado no Portugal Inovação Social, Centro2030.

Segundo a ABAADV, “Depois do sucesso do projeto Estou Cãotigo, dirigido aos públicos mais idosos, estamos já a trabalhar no projeto Vai Cãomigo, que é dirigido a crianças e jovens do nosso concelho (Mortágua), do pré-escolar ao ensino secundário”.

O programa conta com o Agrupamento de Escolas de Mortágua como parceiro na implementação e tem o Município de Mortágua como investidor social. O objetivo principal é promover intervenções assistidas por cães para desenvolver competências sociais e pessoais, proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida, além de uma inclusão social mais eficaz.

Em janeiro, foram iniciadas sessões práticas no Agrupamento de Escolas de Mortágua, após uma fase de preparação e diagnóstico que decorreu desde setembro de 2024. “Em janeiro, demos início às sessões práticas no Agrupamento de Escolas de Mortágua, nosso parceiro neste projeto, após a fase de preparação e diagnóstico, que iniciámos em setembro de 2024”, afirmou a ABAADV.

O projeto tem uma periodicidade quinzenal, decorre até ao final do ano letivo e estender-se-á pelos dois seguintes (2025/2026 e 2026/2027). Durante este período, será realizado um trabalho lúdico-pedagógico, adaptado a cada participante, em articulação com professores e equipas multidisciplinares. O foco está no desenvolvimento e reforço de competências pessoais, sociais e motoras.

A ABAADV destaca que “Este é mais um dos nossos projetos de intervenções assistidas por cães, que irá trazer, certamente, inúmeros benefícios para a nossa comunidade”.

pub
 Cães ao serviço da inclusão: "Vai CãoMigo" arranca em Mortágua

Outras notícias

pub
 Cães ao serviço da inclusão: "Vai CãoMigo" arranca em Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar