Night photo of a stone church bathed in red light, with a tall chimney on the left and arched windows on the facade.
quinta da carreira habitação social viseu
dance-your-style
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Cães ao serviço da inclusão: “Vai CãoMigo” arranca em Mortágua

Cães ao serviço da inclusão: “Vai CãoMigo” arranca em Mortágua

Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual desenvolve programa para crianças e jovens com necessidades de saúde especiais

Carolina Vicente
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
10.02.25
Jornal do Centro
partilhar
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
10.02.25
pub
 Cães ao serviço da inclusão: “Vai CãoMigo” arranca em Mortágua

A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) lançou o projeto “Vai CãoMigo”, direcionado a crianças e jovens do concelho de Mortágua com necessidades de saúde especiais. O programa foi aprovado no âmbito da iniciativa “Parcerias para a Inovação Social” e integrado no Portugal Inovação Social, Centro2030.

Segundo a ABAADV, “Depois do sucesso do projeto Estou Cãotigo, dirigido aos públicos mais idosos, estamos já a trabalhar no projeto Vai Cãomigo, que é dirigido a crianças e jovens do nosso concelho (Mortágua), do pré-escolar ao ensino secundário”.

O programa conta com o Agrupamento de Escolas de Mortágua como parceiro na implementação e tem o Município de Mortágua como investidor social. O objetivo principal é promover intervenções assistidas por cães para desenvolver competências sociais e pessoais, proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida, além de uma inclusão social mais eficaz.

Em janeiro, foram iniciadas sessões práticas no Agrupamento de Escolas de Mortágua, após uma fase de preparação e diagnóstico que decorreu desde setembro de 2024. “Em janeiro, demos início às sessões práticas no Agrupamento de Escolas de Mortágua, nosso parceiro neste projeto, após a fase de preparação e diagnóstico, que iniciámos em setembro de 2024”, afirmou a ABAADV.

O projeto tem uma periodicidade quinzenal, decorre até ao final do ano letivo e estender-se-á pelos dois seguintes (2025/2026 e 2026/2027). Durante este período, será realizado um trabalho lúdico-pedagógico, adaptado a cada participante, em articulação com professores e equipas multidisciplinares. O foco está no desenvolvimento e reforço de competências pessoais, sociais e motoras.

A ABAADV destaca que “Este é mais um dos nossos projetos de intervenções assistidas por cães, que irá trazer, certamente, inúmeros benefícios para a nossa comunidade”.

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Notícias relacionadas

Procurar