Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Poupadinho, o novo calendário do Jornal do Centro, foi entregue esta semana às crianças da Escola Básica Integrada de Campia, em Vouzela. A contar pelo entusiasmo, as crianças não podiam ter recebido melhor esta iniciativa.
Os mais novos não hesitaram em dizer onde costumam poupar, desde a água ao banho, passando pelo gás, pela comida, pelo papel, pela luz e até pela costura para evitar que a roupa fique estragada.
A esta iniciativa juntou-se a Câmara de Vouzela. O vice-presidente da autarquia, Carlos Oliveira, enalteceu a importância dos dois temas centrais do calendário. “A questão da literacia financeira é fundamental para as crianças e a sustentabilidade, para nós, é muito cara. Somos o primeiro concelho do país com a certificação de destino Biosphere e tudo fazemos para cumprir esse desidrato”, afirmou.
Já José Alberto Pereira, diretor do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, mostrou-se confiante no papel que as crianças deverão ter para promover a poupança e o ambiente. “Estou certo que as crianças vão divulgar o calendário e utilizá-lo da melhor forma e vão promover todas as ações em casa”, referiu.
O Poupadinho é o calendário de 2023 que visa contribuir para promover, de forma criativa, as práticas da educação para a poupança. O principal mote é “Vamos poupar, para o planeta salvar”. Esta é uma iniciativa que o Jornal do Centro leva a cabo desde 2018, à qual a Câmara de Vouzela se associou.
Os calendários serão distribuídos gratuitamente a todos os alunos do primeiro ciclo do município, para que a mensagem chegue não só aos pequenos, mas também aos graúdos. Este projeto conta com o apoio institucional do gabinete do secretário de Estado da Educação e do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Pode ver o vídeo da entrega aqu.